Depois de seu falecimento, foi revelado que o **[Papa Francisco doou](https://noticiasambientales.com/medio-ambiente/muere-el-papa-francisco-a-los-88-anos-un-legado-de-compromiso-ambiental/)** um papamóvel para ser convertido em uma unidade de saúde móvel em Gaza. É para estar a serviço das crianças vítimas da guerra.
Os ramos de Jerusalém e Suécia da federação de caridade **Caritas** do Vaticano publicaram fotos do veículo na segunda-feira. Como foi reciclado e quando poderia ser usado.
## O papa Francisco doou um papamóvel para Gaza: como foi reciclado
Ainda não se sabe **quando o veículo poderá ser usado**. A [doação do pontífice](https://noticiasambientales.com/medio-ambiente/el-papa-francisco-y-su-compromiso-en-la-lucha-contra-el-cambio-climatico/) foi anunciada no mesmo dia em que **Israel aprovou planos para tomar toda a Faixa de Gaza** e permanecer no território palestino por tempo indeterminado.
 *O papa Francisco e uma doação para Gaza.*
“Quando o corredor humanitário para Gaza for reaberto, (o papamóvel) **estará pronto para fornecer assistência médica primária** às crianças de Gaza”, afirmou **Caritas Jerusalém** em comunicado.
O veículo terá **equipamentos de diagnóstico, exame e tratamento**. De acordo com Caritas, terá equipamentos de análise, kits de costura, seringas e agulhas, suprimento de **oxigênio, vacinas e um refrigerador**.
“Representa o amor, o cuidado e a proximidade demonstrados por Sua Santidade para com os mais vulneráveis, como foi expresso ao longo da crise”, disse em comunicado o secretário-geral de Caritas Jerusalém, **Anton Asfar**.
## A proximidade do papa Francisco com as vítimas
O Pontífice falou repetidamente sobre a difícil situação da população de Gaza e tinha um **ritual noturno que até mesmo manteve enquanto estava no hospital** em fevereiro.
Ele ligava para a única igreja católica da Faixa para ver como as pessoas se viravam apertadas dentro dela. O **papa Francisco faleceu em 21 de abril aos 88 anos**.
## A situação em Gaza
Na **Faixa de Gaza**, as **[condições humanitárias são devastadoras](https://noticiasambientales.com/medio-ambiente/el-devastador-impacto-ambiental-de-la-guerra-en-la-franja-de-gaza/)**. Mais de um ano após o início do conflito armado, os habitantes foram até obrigados a recorrer à **[carne de tartaruga para se alimentar](https://noticiasambientales.com/medio-ambiente/gaza-devastada-por-la-guerra-por-el-hambre-los-palestinos-comen-carne-de-tortuga/)**.
 *O papamóvel doado por Francisco.*
Segundo o Escritório de Assuntos Humanitários da ONU (**OCHA**), atualmente a Faixa de Gaza provavelmente está passando pela **”pior” situação humanitária desde o início do conflito**, desencadeado pelo ataque do movimento islâmico palestino **Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023**.
Embora em **19 de janeiro** tenha entrado em vigor um cessar-fogo que facilitou a entrada de ajuda humanitária na Faixa, essa paz foi interrompida novamente em 18 de março.