A localidade bonaerense de Ezeiza inaugurou na quarta-feira um espaço verde particular: o primeiro viveiro municipal de sua história. Incluíram plantas de horta e ornamentais, árvores e espécies nativas.
Constituem uma grande fonte de alimento e refúgio para a fauna local, especialmente aves e borboletas. Além disso, oferecem melhor resistência às “pragas” do que muitas espécies exóticas.
Por outro lado, foi instalado também um banco de sementes e um domo “educativo”, onde serão oferecidas palestras e oficinas.
O viveiro municipal de Ezeiza
“Inauguramos uma nova praça projetada de forma participativa e comunitária com os moradores do bairro La Esperanza”, expressou o Secretário de Ambiente e Construção Comunitária do município, Guatavo Boccaccio.
“É um espaço que terá a maravilhosa tarefa de produzir e gerenciar 30.000 plantas por ano. Entre ornamentais, mudas de horta e, principalmente, plantas nativas, que trazem enormes benefícios ao nosso ambiente e nossa qualidade natural”, enfatizou.
Inauguração do viveiro municipal de Ezeiza.O viveiro também conta com um parque ambiental composto por múltiplos espaços de valorização do ambiente: um banco de sementes para conservar o recurso genético, um sala verde, o domo educativo.
Consta também de um galpão bio-fábrica, onde serão produzidas plantas a partir de sementes, estufas para hortas, lago, moinho. “Todos espaços educativos, recreativos e produtivos para trabalhar a consciência ambiental”, afirmou Boccaccio.
Viveiro municipal: emprego verde e comunitário
Na mesma inauguração, realizada na quarta-feira, as autoridades detalharam que o que for produzido no viveiro também irá gerar empregos. “Estamos formando uma cooperativa para vender parte da produção das plantas e melhorar a renda dos trabalhadores”, disse o funcionário.
Nesse sentido, convocou empresas e indústrias e todo o “setor privado” a compensar sua pegada de carbono por meio de contribuições ou compensações em unidades de árvores.
O plano de arborização
O viveiro municipal de Ezeiza.Na inauguração do viveiro municipal, também foi apresentada a criação do plano de arborização do arborizado público. Trata-se de “Bosque urbano Ezeiza”, que está diretamente relacionado ao viveiro.
Nessa linha, eles diferenciarão três situações de vegetação no território de Ezeiza:
- Área verde com grande presença de árvores ou plantas
- Área amarela com presença de plantas que necessitam intervenção
- Área vermelha de espaços de expansão urbana que necessitam arborização
“Acreditamos em uma única forma de desenvolvimento, um desenvolvimento sustentável, por isso promovemos o desenvolvimento da indústria local para gerar empregos de qualidade”, destacou Boccaccio.
“Estamos trabalhando no desenvolvimento de infraestrutura para reduzir a lacuna da desigualdade e também promover o cuidado e o respeito pelo ambiente natural”, concluiu.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!