Observam um casal de onças-pintadas no Parque Nacional El Impenetrable

Más leídas

Recentemente, uma bióloga da Fundação Rewilding Argentina viveu uma experiência inédita: registrar em vídeo um casal de onças-pintadas no Parque Nacional El Impenetrable.

Débora Abregu, Coordenadora de Conservação, conseguiu filmar o macho selvagem Qaramta e a fêmea reintroduzida Keraná perto da Estação de Campo “El Teuco”.

Recuperação de Espécies-Chave

Débora Abregu trabalha no Parque Nacional com uma equipe de profissionais na recuperação de espécies-chave, como a onça-pintada, a lontra gigante e as tartarugas yabotí.

“Tive a sorte de filmar um casal de onças-pintadas. Um era Qaramta, um macho selvagem; e a outra era Keraná, uma fêmea que veio do Paraguai e foi reintroduzida nesta área protegida“, relatou.

Avistamento Inesperado

O avistamento foi inesperado. “Estava indo de carro depois de realizar as atividades diárias quando esses exemplares cruzaram à minha frente. Ambos estavam muito tranquilos”, comentou Débora. “Agora tive a oportunidade de vê-los. Qaramta ficou me olhando por um tempo antes de desaparecer na mata”, acrescentou.

Importância do Avistamento

“Além de ser um momento incrível, é muito emocionante porque mostra o caminho para a recuperação deste predador tão importante para o equilíbrio dos ecossistemas. Há décadas não há registros de um casal de onças-pintadas no Chaco argentino, onde se estima que não existam mais de 15 exemplares. É um evento muito importante, pois provavelmente estão em período de acasalamento, o que significa que em breve poderá haver filhotes”, emocionou-se Débora.

Impacto no Ecoturismo

Débora refletiu sobre a repercussão desses avistamentos e o aumento de visitantes em busca de oportunidades de observação de fauna, semelhante ao que ocorre no Pantanal brasileiro. “Isso é uma grande oportunidade para gerar uma economia nas comunidades locais baseada no ecoturismo”, indicou.

Convivência Harmoniosa com os Animais

Dentro e fora do parque, é possível observar veados, antas, pumas e onças-pintadas. “Esperamos que esses encontros se tornem mais frequentes. Há muitos anos era muito comum encontrar onças-pintadas na margem do Rio Bermejo. Atualmente, ver onças-pintadas é muito difícil”, mencionou Débora.

À medida que a espécie se recupera, aumentam as possibilidades de observação. “Ao avistá-los, é necessário manter a calma e dar-lhes espaço. Eles nos observarão e seguirão o seu caminho”.

Mitigando Mitos sobre Animais Selvagens

“Há muitos mitos sobre como os animais selvagens reagem, principalmente a onça-pintada ou o puma. Também houve colegas que tiveram a sorte de ver onças-pintadas no El Impenetrable e em Iberá, onde a espécie também está em recuperação. Isso demonstra que podemos ter uma nova forma de convivência harmoniosa com os animais”, concluiu Débora.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Crueldade disfarçada de receita viral: o lado sombrio por trás da forma como os caranguejos são cozidos.

Uma usuária do TikTok se tornou viral por um motivo muito distante de ser gastronômico. Em seu vídeo, aparentemente...

Noticias relacionadas