Reserva natural em Casanare: Proteção do ecossistema por meio do turismo e créditos de carbono

Más leídas

Três fazendas de gado em San Luís de Palenque, Casanare, se uniram em 2016 para formar a reserva natural El Encanto de Guanapalo (Colômbia) em busca da proteção do ecossistema.

O Hato Mata de Palma, Hato Altamira e o Hato Montana abrangem mais de 9.000 hectares, trabalhando para conservar a riqueza natural, a tradição e a cultura dos Llanos em Casanare.

Sustentabilidade do Projeto Casanare

Para a sustentabilidade do projeto, os proprietários apostam na pecuária tradicional, no ecoturismo e nos créditos de carbono emitidos pela conservação dos ecossistemas.

Essa região do Orinoco, historicamente utilizada para a pecuária, mudou drasticamente nas últimas duas décadas, agora sendo vista com um enfoque produtivista para o cultivo e a pecuária.

Proteção do Ecossistema

Um dos objetivos das fazendas é garantir o cuidado do ecossistema diante das transformações agropecuárias, como o desmatamento e o arado de áreas úmidas.

Três parentes descendentes de Gerardo Zambrano, o antigo proprietário de mais de 30.000 hectares na região, uniram-se para preservar o legado de seu avô e proteger a cultura e o ecossistema herdados.

Biodiversidade da Orinoquia

A Orinoquia colombiana é uma das regiões mais biodiversas do país, com aproximadamente 1.043 espécies de aves, 155 de répteis, 254 mamíferos, 663 peixes, 191 anfíbios, 5.411 plantas e mais de 680 tipos de insetos.

Os ecossistemas aquáticos, com seu lençol freático baixo, fazem com que a savana da planície inunde facilmente, favorecendo a vida selvagem.

A pecuária é fundamental para o Projeto Casanare

Importância do Investimento Privado

Garantir reservas naturais a partir do setor público é complexo e requer anos de processos e financiamento. Por isso, o investimento privado e as reservas da sociedade civil são essenciais para a conservação dos ecossistemas.

Ernesto Roa, engenheiro ambiental e consultor do El Encanto de Guanapalo, assegura que a pecuária tradicional não ameaça a conservação do ecossistema, uma vez que tem um menor impacto ecológico em comparação com métodos modernos.

Pecuária Tradicional e Novas Fontes de Financiamento

Em El Encanto de Guanapalo, a pecuária tradicional continua sendo um pilar de financiamento do projeto, com práticas de pastoreio que implicam um menor impacto na terra. No entanto, a rentabilidade é menor em comparação com os métodos modernos. Por isso, o projeto também busca financiamento por meio do ecoturismo e dos créditos de carbono.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Como celebrar um Natal respeitoso com o meio ambiente

O Natal, uma das épocas mais esperadas do ano, está ao virar da esquina. É tempo de alegria, reencontros...

Noticias relacionadas