Inaugurado um moderno parque solar fotovoltaico na ESSA.

Más leídas

Há alguns dias, ocorreu a inauguração oficial do novo parque solar fotovoltaico na Escola de Suboficiais da Armada (ESSA), no Partido de Coronel de Marina Leonardo Rosales, ao sul da província de Buenos Aires. Lá, foi apresentado o sistema integrado por 369 painéis solares AMERI SOLAR, distribuídos em 22 cadeias e com uma capacidade de geração máxima de 217,8 kW, que gera a energia necessária para cobrir os picos de consumo energético da escola. 

Essa energia gerada é administrada por meio de inversores e painéis inteligentes GROWATT, que permitem injetar automaticamente a eletricidade na rede e desviá-la para a Base Naval Puerto Belgrano. Este projeto teve um investimento total de 195 milhões de pesos, com um custo médio de $899 por watt de potência instalada. Além disso, o sistema possui monitoramento em tempo real, que permite que os usuários autorizados tenham controle eficiente e contínuo. 

Na cerimônia de inauguração, estavam presentes o Contra-Almirante Gustavo Adolfo Principi, Diretor-Geral de Educação da Armada, juntamente com o Capitão de Navio Marcelo Raúl Rojas, Diretor da ESSA. Também participaram representantes da empresa JL Solar, responsável pela execução do projeto.

A obra foi gerenciada pelo Diretor da ESSA com o suporte técnico do Capitão de Fragata Alberto Daniel Pericolo, Chefe do Departamento de Manutenção, e do Capitão de Fragata Eduardo Baliño, Chefe do Departamento de Serviços Elétricos da Base Naval Puerto Belgrano. Ambos lideraram a elaboração das especificações técnicas e supervisionaram o processo de instalação.

paneles solares móviles
paneles solares móviles

Desenvolvimento do projeto

O projeto do novo parque solar fotovoltaico começou em 2023 com uma pesquisa de consumo elétrico, liderada pelo pessoal da ESSA. Esta análise resultou no relatório técnico intitulado “Estudo de eficiência energética em edifícios da Escola de Suboficiais da Armada”, que serviu de base para a redação do documento descritivo do projeto: “Melhorar a rede de alimentação elétrica por meio da instalação de equipamentos de energia solar”.

A licitação foi concedida à JL Solar, empresa de Bahía Blanca, em 4 de outubro de 2024. Após um período de testes que será concluído em dezembro de 2024, o parque solar entrará em plena operação.

Esse novo sistema não apenas garante uma alimentação elétrica mais flexível para os prédios da ESSA, mas também representa um avanço significativo em direção à sustentabilidade institucional. “O parque solar reduzirá de forma significativa a pegada de carbono da Escola”, destacaram durante o evento.

paneles solares
paneles solares

Neuquén construirá o maior parque solar da Patagônia em 2025

O prefeito da cidade de Neuquén, Mariano Gaido, o governador Rolando Figueroa e o presidente da CALF, Marcelo Severini, estão se preparando para oficializar o anúncio do projeto do maior parque solar da Patagônia, uma iniciativa que faz parte do compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, adiantaram que a construção deste parque começará em 2025.

De acordo com as partes envolvidas no projeto, a apresentação oficial será feita entre o final de novembro e o início de dezembro deste ano. Este parque será localizado em um terreno de 100 hectares dentro da expansão do tecido urbano de Neuquén com o objetivo de gerar energia elétrica a partir de uma fonte renovável, a energia fotovoltaica. Nesse sentido, garantem que sua capacidade será equivalente a um quarto da energia consumida atualmente por toda a cidade de Neuquén.

Segundo o explicado por Gaido, o município fornecerá as terras para o projeto, enquanto a CALF, sob a direção de Severini, será responsável pelo desenvolvimento do projeto executivo e pela elaboração do edital para licitar a construção do parque. “Será o primeiro com uma potência instalada de 50 megawatts, e o maior da Patagônia, o que coloca Neuquén na vanguarda da luta contra as mudanças climáticas”, destacou o prefeito da capital provincial.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Chegou o calor: qual é o melhor horário para fazer exercícios ao ar livre

Durante os dias de altas temperaturas, fazer exercício ao ar livre pode se tornar um desafio, já que o...

Noticias relacionadas