Funcionários da alfândega da Finlândia processaram cinco pessoas ao confirmar um caso de **tráfico de carne de baleia**. Isso ocorreu devido a uma importação de 36.000 quilos feita da Noruega em 2022.
A carne foi introduzida em forma de salsichas para ser utilizada como **alimento para cães** de trenó.
Após uma análise e investigação preliminar da comida, as autoridades concluíram que metade do conteúdo do produto continha carne de um **exemplar protegido**.
Tráfico de carne de baleia: o chocante caso na Finlândia
No total, além dos **36.000 quilos apreendidos**, verificou-se que 720.000 quilos dessas salsichas para cães entraram no país. A outra metade era de aves.
![ballenas](https://storage.googleapis.com/media-cloud-na/2024/09/ballenas-768×433.jpg)
*O grave caso de tráfico de carne de baleias.*
Na Noruega, são produzidas **por encomendas de um importador finlandês**. Vale ressaltar que esse tipo de comida para cães não é vendido no mercado.
Entre as possíveis acusações que podem ser feitas contra os indivíduos incluem tanto um crime agravado contra a conservação da natureza quanto um crime de desembaraço aduaneiro.
“A comida para cães que contém carne de baleia foi basicamente importada por seu preço acessível”, detalhou em um comunicado **Tuomo Kunnari**, investigador principal da Alfândega finlandesa.
“Essas quantidades importadas serviram para alimentar um grande número de cães”, acrescentou.
A investigação foi realizada em colaboração com as **autoridades aduaneiras finlandesas e as autoridades suecas e norueguesas**. De acordo com um comunicado publicado por funcionários finlandeses, cinco pessoas foram interrogadas em relação ao caso.
Trata-se de um **crime agravado contra a conservação da natureza**. A investigação teve início quando as autoridades aduaneiras suecas informaram as finlandesas que uma carga estava a caminho do país com “anomalias” nos documentos de desembaraço.
A baleia minke, especialmente protegida
A baleia minke comum (*Balaenoptera acutorostrata*) é uma das aproximadamente **6000 espécies atualmente protegidas** pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (**CITES**) contra a sobreexploração pelo comércio.
![balena Luminosa](https://storage.googleapis.com/media-cloud-na/2024/10/cazan-ballenas.jpg)
*A proteção das baleias minke.*
A Convenção CITES protege mais de **40.000 espécies de animais e plantas** ameaçadas pelo comércio internacional. A baleia minke comum é amparada pela Convenção internacional.
Além disso, a lei finlandesa sobre a proteção das baleias e focas do Ártico **proíbe as importações para a Finlândia** de carne de baleia e outros produtos derivados dela de todos os países.
Por outro lado, a legislação nacional CITES na Noruega proíbe as importações para a Finlândia da baleia minke comum para fins comerciais.
Já conheces o nosso canal no YouTube? Subscreve-te!