O colapso da Caverna Jimbo: Ushuaia perde um destino turístico icônico

Más leídas

A Cueva de Jimbo, um popular destino turístico no Parque Nacional Tierra del Fuego, desabou colapsando sua estrutura e ficou totalmente inacessível.

O incidente chocou turistas, montanhistas e exploradores, que consideravam o local um ponto de referência. Felizmente, não houve feridos.

A caverna ficava perto do majestoso Cañadón de la Oveja, um lugar que parecia saído de um conto de fadas. Era um refúgio para aqueles que buscavam tranquilidade e o cenário de festivais e encontros culturais que lhe davam vida e cor.

Com o tempo, tornou-se um ponto de encontro para os amantes de Ushuaia.

Assim ficou a Cueva de Jumbo após o desabamento
Assim ficou a Cueva de Jumbo após o desabamento

Como se chegava à Cueva de Jimbo

Chegar lá não era fácil, e hoje só se podem observar os restos do que um dia foi. A trilha Cañadón de la Oveja, de 9,09 km de distância e com um desnível positivo de 731 metros, oferecia um desafio moderado que exigia cerca de 3 horas e 43 minutos para ser completado.

O desabamento da Cueva de Jimbo era um final anunciado. Desde 2021, as autoridades do Parque Nacional tinham alertado sobre o perigo de se aproximar, e o acesso ao local estava proibido.

A medida se baseou em estudos científicos do Centro Austral de Pesquisas Científicas (CADIC), que confirmaram o estado da caverna, que estava em “perigo de colapso” e que era comum pedaços de gelo e pedras caírem da parte superior.

As autoridades locais apontaram que as formações rochosas da região sofriam um deterioro progressivo devido à erosão e outros fatores naturais, o que comprometia sua estrutura.

Além disso, o Serviço Meteorológico Nacional tem alertado sobre uma importante onda de calor na Patagônia, que afeta províncias como Chubut e Santa Cruz, e especialmente a Tierra del Fuego.

Esse fenômeno climático aumentou o risco de desabamento da Cueva de Jimbo, que precisa do frio para se manter de pé.

Cueva de Jimbo e um final anunciado

Em 2022, um turista brasileiro faleceu ao entrar no local. Ele não estava autorizado a fazê-lo, pois sua expedição foi realizada um ano depois que as autoridades locais proibiram a entrada devido ao perigo de desabamento, conforme informado pelo Noticias Ambientales.

O momento fatal foi registrado por um dos excursionistas que acompanhava o homem.

Lá, pode-se ver como um grupo de cinco pessoas foi se aproximando do interior da caverna, até que um grande pedaço de gelo se solta da parede superior e cai exatamente sobre um dos jovens que já estava mais próximo da parte perigosa da caverna.

Segundos depois, ouve-se como todos os presentes entram em desespero e começam a gritar enquanto correm em direção ao local onde estava seu companheiro acidentado.

A morte do afetado foi confirmada horas mais tarde por membros da Comissão de Auxílio, que se aproximaram do local e constataram que o corpo pôde ser resgatado e transportado durante a madrugada.

Apesar de as autoridades do Parque Nacional Tierra del Fuego proibirem a entrada, como indicava uma placa com o aviso e as instruções dos guardas-parques, pessoas entravam da mesma forma, ignorando as recomendações.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

O degelo dos glaciares acelera a perda de água doce

Nas últimas duas décadas, os glaciares de todo o mundo perderam aproximadamente 5% do seu volume total, com uma...

Noticias relacionadas