O governo provincial de Jujuy anunciou nos últimos dias que destinará $242.888.053 para o cuidado das florestas nativas, dos quais $170.888.053 serão destinados aos titulares dos recursos naturais para a proteção e uso sustentável. Nesse sentido, o governador Carlos Sadir assegurou que continuará apoiando os esforços na preservação ambiental.
Para implementar essa iniciativa, o governador entregou os certificados aos 138 titulares de florestas nativas, que receberão um total de $170.888.053 para a conservação e uso sustentável, de acordo com a Lei nacional 26.331. Acompanharam o governador a ministra do Ambiente e Mudanças Climáticas, María Inés Zigarán, a secretária de Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, Ana Rodríguez, o diretor de Florestas e Manejo do Solo, Javier Albanesi, e a equipe da Unidade de Gestão de Florestas Nativas (UGBN), responsável por gerenciar os fundos estabelecidos pela mencionada lei.
Por sua vez, Sadir agradeceu aos presentes por sua dedicação e destacou a importância de seu trabalho na conservação ambiental. “A ideia é continuar trabalhando juntos, buscando todas as ferramentas necessárias. Vamos disponibilizar todos os recursos do Governo provincial para acessar novas fontes de financiamento, como títulos ou outras alternativas que possam surgir”, enfatizou.
Por último, o governador de Jujuy fez um reconhecimento especial ao Ministério do Ambiente e Mudanças Climáticas por ser responsável por tornar Jujuy a primeira província a garantir essa entrega e por ter resolvido de forma eficiente as prestações de contas. Finalmente, o governador reafirmou seu compromisso: “Vamos fazer o possível para continuar apoiando a conservação de nossas florestas nativas, independentemente dos obstáculos que surjam”, concluiu.
A importância da conservação das florestas em Jujuy
A ministra María Inés Zigarán explicou que Jujuy possui 31,54% de seu território coberto por florestas nativas (equivalente a 1.095.634 hectares) sob alguma categoria de conservação. Ela também destacou que a província é uma das poucas que mantém em dia a prestação de contas dos fundos, o que lhe permite fazer entregas periódicas a cada ano.
Zigarán destacou a urgência de conservar as florestas, especialmente no contexto das crises ambientais enfrentadas pelo mundo, como as mudanças climáticas, a poluição e a perda de biodiversidade. “A conservação e o manejo sustentável das florestas não são apenas uma prioridade ambiental, mas também uma política de Estado em Jujuy. Esses ecossistemas fornecem serviços ambientais essenciais e também geram oportunidades econômicas e de emprego para nossas comunidades”, afirmou.
A Lei Nacional 26.331 e seu impacto na proteção das florestas
A Lei Nacional 26.331, sancionada em 2007, estabelece os mínimos orçamentários para a proteção, conservação e manejo sustentável das florestas nativas e os serviços ambientais que estas fornecem. Além disso, define os critérios para a distribuição de fundos destinados a promover a conservação e uso sustentável das florestas nativas.
A norma propõe categorias de conservação das florestas, limites para o desmatamento, autorizações para o desmatamento e manejo sustentável, sanções por descumprimento e o fundo nacional para a conservação das florestas nativas.
Dentro das categorias de conservação, encontra-se a Categoria I (vermelho), para as florestas de alto valor de conservação, Categoria II (amarelo) para as de valor médio, e Categoria III (verde) para as florestas de menor valor de conservação.
Já conheces o nosso canal do YouTube? Subscreve-te!