Crueldade animal em Córdoba, duas pessoas condenadas e enviadas para tratamento psicológico por matar uma cadela.

Más leídas

O Tribunal de Plantão de Laboulaye (Córdoba), sob a responsabilidade do juiz Sebastián Moro, condenou dois homens a seis meses de prisão condicional por atos de crueldade animal previstos na Lei 14.346 (Lei Sarmiento).

Os eventos ocorreram em dezembro de 2024 nesta cidade do sul de Córdoba, quando ambos, no quintal de uma residência, mataram um cão da raça galgo com um tiro de arma de fogo e com golpes usando um maço e um tijolo. Um vizinho havia registrado o incidente em vídeo.

Regras de conduta e tratamento psicológico

A sentença inclui algumas regras de conduta específicas por dois anos e como obrigação especial, Moro impôs a eles um tratamento psicológico regular. Eles devem comprovar seu cumprimento mensalmente perante o tribunal de execução competente, até que o profissional atuante considere necessário.

Os acusados reconheceram espontaneamente sua culpa no incidente, e o processo seguiu para um julgamento abreviado inicial, contando com a participação de uma sociedade protetora de animais como parte querelante.

Fundamentação da sentença

O juiz Moro fundamentou as medidas tomadas com base na “violência desencadeada” e na “crueldade desnecessária” contra o animal. Além disso, destacou a importância de garantir a integridade física e psicológica dos animais como um bem jurídico protegido.

Do que trata a Lei Sarmiento sobre os animais?

Em 25 de julho de 1891, o Senado e a Câmara de Deputados da Nação sancionaram a Lei Nacional de Proteção Animal nº 2786, que estabeleceu um precedente no reconhecimento dos direitos dos animais. Ficou conhecida como “Lei Sarmiento” em homenagem ao desempenho do ex-presidente em proteção animal.

Entre outros pontos, a lei estabeleceu a proibição de maus-tratos aos animais em todo o território nacional, além de que as autoridades policiais cooperariam com a Sociedade Argentina Protetora de Animais para fazer cumprir a lei.

Sua natureza era contravencional, ou seja, estabelecia multas para infratores, mas não penas de prisão. Pode-se dizer que essa regulamentação é o antecedente da atual Lei 14346 sancionada em 1954, que foi de natureza penal e ainda foi pioneira em seu tipo na América Latina.

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Família registra a presença de uma onça-pintada adulta perto do acesso ao Parque Nacional Iguazú

Uma família registrou a presença de um puma adulto a poucos metros do acesso ao Parque Nacional Iguazú. O...

Noticias relacionadas