Argentina elimina tarifas de importación para vehículos eléctricos e híbridos.

Más leídas

O Governo da Argentina eliminou tarifas de importação para veículos elétricos e híbridos. Trata-se do Registro Nacional de Infraestrutura de Carregamento de Veículos Elétricos e Híbridos, estabelecido em 2023 pelo governo anterior.

Essa medida busca desregular o setor da mobilidade elétrica. Além disso, será estabelecido um limite de 50.000 veículos híbridos e elétricos que poderão ser importados de países fora da zona de livre comércio sem pagar a atual tarifa de 35%.

Entre as justificativas para a eliminação do Registro menciona-se que “tinha se tornado um procedimento burocrático, sem um objetivo claro e só gerava mais carga administrativa para as empresas e cidadãos”.

Em vez de fomentar a expansão da eletromobilidade, como se alegava em sua implementação, havia gerado atrasos e custos adicionais. Com essa medida, o governo espera que a instalação de pontos de recarga seja acelerada e favoreça o crescimento do mercado de veículos elétricos.

A Argentina elimina tarifas para veículos elétricos e híbridos

Paralelamente, o governo anunciou uma medida para incentivar a importação de veículos híbridos e elétricos. Foi estabelecida uma tarifa de 0% para aqueles modelos com um valor FOB (Free On Board, ou seja, o preço declarado no porto de origem antes de tributar outros impostos) de até 16.000 dólares, desde que provenientes de países fora do Mercosul e de outros acordos comerciais.

Até agora, esses veículos estavam sujeitos a uma tarifa de 35%, o que limitava seu acesso ao mercado local. Com essa medida, pretende-se impulsionar a mobilidade elétrica e abrir um novo segmento de carros mais acessíveis na Argentina.

A iniciativa conta com um limite máximo de 50.000 unidades anuais que poderão se beneficiar dessa medida; no ano passado, foram patenteados no país 555 veículos elétricos.

Existem uma série de condições para poder se beneficiar dessa iniciativa: a verificação do valor FOB pelo governo, o cumprimento das normas de segurança e a exclusão de veículos provenientes do Brasil, México, Colômbia e Uruguai, que já possuem livre comércio automotivo com a Argentina.

Espera-se que nos próximos meses sejam divulgados mais detalhes sobre a implementação dessas medidas anunciadas.

Já conheces o nosso canal no YouTube? Subscreva!

Últimas noticias

Conicet Rosario: descoberta inovadora sobre a planta de alecrim feita por seus pesquisadores.

O alecrim, essa inconfundível planta aromática comum no mundo culinário, é também um excelente protetor dos cultivos contra patógenos,...

Noticias relacionadas