Encontraram um exemplar de **golfinho-cruzado** nas costas de **Las Grutas, Río Negro, pela primeira vez.** O animal morreu pouco depois de ser detectado.
O corpo foi levado para o Centro de Pesquisas Marinhas Almirante Storni (CIMAS) para estudo. Sua presença é **fundamental para o estudo científico e ambiental** da espécie, afirmam os especialistas.
Pessoal da **Subsecretaria de Fauna Silvestre** e do **Sistema Provincial de Áreas Naturais Protegidas** receberam o alerta sobre o avistamento e imediatamente iniciaram uma operação.

Trabalharam em conjunto a **Prefeitura Naval Argentina**, a **Polícia de Río Negro** e o **Corpo de Salva-Vidas de San Antonio Oeste**.
Golfinho-cruzado em Río Negro: analisarão o corpo do exemplar
Segundo relataram, o animal **nadava com dificuldade** a poucos metros da costa e estava prestes a morrer.
Foi realizada uma busca em várias praias com pessoal do CIMAS e o cetáceo foi localizado numa área próxima a **San Antonio Oeste**.
Posteriormente, ele foi levado para as instalações do centro de pesquisa, onde foi realizada a **necropsia correspondente**.
Os estudos poderão fornecer **informações sobre as causas da morte** e contribuir para o conhecimento da biologia desta espécie, da qual existem poucos registros.
Questionado sobre o problema dos encalhes na região, o guarda-florestal **Sebastián Ortega**, de San Antonio, explicou que aumentaram. “Do ponto de vista estatístico”, esclareceu.
“Mas isso poderia estar relacionado ao **aumento da população de cetáceos**, como a **baleia-franca-austral**, nas costas de Río Negro, o que tem levado a mais encalhes acidentais”, destacou.
A descoberta deste exemplar representa uma oportunidade única para a ciência e reforça a importância do monitoramento e conservação da vida marinha na província.
Como é o golfinho-cruzado

O **golfinho-cruzado** (**Lagenorhynchus cruciger**) é uma espécie de cetáceo odontoceto da família Delphinidae. É um pequeno golfinho que habita águas antárticas e subantárticas.
Historicamente, foi visto poucas vezes. Foi identificado pela primeira vez como nova espécie por Quoy e Gaimard em 1824 a partir de um desenho feito no Pacífico Sul em 1820.
De cor **branca e preta**, era conhecido entre os baleeiros como a “vaca marinha”.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!