Brasil: Vale, a gigante da mineração, processada por poluição de metais.

Más leídas

Vale foi processada, a empresa multinacional de mineração, no Brasil, por contaminação por metais pesados. A denúncia foi feita pelo Ministério Público Federal, e também foi direcionada ao governo nacional e ao estado amazônico do Pará.

A ação civil foi movida na sexta-feira e tornou-se conhecida esta semana. As acusações são pelos danos causados pela exploração de níquel da empresa no depósito de Onca-Puma.

Além disso, argumentam que o Rio Catete transporta contaminantes da mina para o território indígena, impactando a saúde da população indígena xikrin.

Vale processada, o gigante da mineração: os detalhes

A ação civil, apresentada na sexta-feira e divulgada esta semana, alega contaminação pela exploração de níquel da Vale no depósito de Onca-Puma e que o Rio Catete transporta contaminantes da mina para o território indígena.

Em 2022, a empresa e os xikrin chegaram a um acordo de compensação mensal, mas não cobria questões de saúde, de acordo com a denúncia.

Agora, os resultados de um estudo da Universidade Federal do Pará foram divulgados, realizado no início do ano passado em aldeias do território indígena xikrin do Cateté.

Eles encontraram níveis “perigosamente altos” de metais pesados, incluindo chumbo, mercúrio e níquel, nos cabelos de praticamente todas as 720 pessoas pesquisadas.

água em perigo Preocupações sobre a contaminação da água.

Além disso, temendo a contaminação da água do rio, os xikrin afirmam usar água engarrafada para seus filhos e comprar peixes nos mercados municipais.

Em um caso extremo, uma mulher de 19 anos apresentava níveis de níquel 2326% acima do limite seguro, de acordo com o estudo. Se não tratada, a intoxicação por metais pesados pode levar a danos cerebrais e falência de órgãos.

Demandas da ação judicial

O Ministério Público, responsável por proteger os direitos indígenas, exige que a Vale estabeleça um programa permanente de monitoramento de saúde para a comunidade.

Na denúncia, eles também solicitam ao estado do Pará, que concedeu a licença ambiental, e ao governo federal, que supervisiona políticas de saúde pública indígena, que forneçam apoio técnico e administrativo e garantam uma supervisão ambiental adequada.

“A situação dos xikrin do Cateté é uma verdadeira tragédia humanitária e requer uma resposta urgente do poder judiciário brasileiro. A inação só aumentaria o sofrimento da comunidade indígena, que enfrenta a contaminação em seu próprio ambiente diariamente”, afirma a ação judicial, conforme relatado pela AP.

Resposta do estado

Em uma resposta por escrito, a agência ambiental do Pará afirmou que assinaram um acordo com a Vale em 2024 “para mitigar os impactos socioambientais das atividades na mina de níquel Onca-Puma”.

Até o momento, não houve relatos de respostas da empresa ou das autoridades de saúde nacionais.

Vale, o gigante da mineração brasileira

Desmantelamento de uma rede de mineração ilegal no Panamá. Ação judicial contra um gigante da mineração.

A Vale é uma empresa multinacional de mineração que produz ferro, níquel, manganês, cobre, bauxita, potássio, caulim e cobalto. Atualmente, é uma das maiores empresas do setor globalmente.

Foi fundada em 1942 como uma empresa estatal pelo governo brasileiro, sob o nome original de Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).

Em 1997, foi parcialmente privatizada, mas o governo brasileiro mantém o controle. Em 2007, a empresa abandonou a marca CVRD em favor da nova marca Vale.

Já visitou nosso canal no YouTube? Inscreva-se agora!

Últimas noticias

As ameaças que colocam em risco os manguezais do Equador

Os manguezais são ecossistemas essenciais para a mitigação das mudanças climáticas e a conservação da biodiversidade. Sua capacidade de...

Noticias relacionadas