A União Europeia (UE) confirmou que, graças aos carros elétricos, emitirá 20 milhões de toneladas a menos de CO2 no ambiente este ano.
Embora o transporte nesse continente ainda dependa em grande parte dos combustíveis fósseis, esses veículos estão ganhando cada vez mais espaço. E os números comprovam isso.
20 milhões de toneladas a menos de CO2: a conquista europeia
Entre o “Pacto Verde” da UE e outras regulamentações complementares, a adoção de tecnologias de transporte limpas está se tornando cada vez mais comum.
Por enquanto, o impacto é sentido principalmente nas emissões do transporte rodoviário, de acordo com o relatório State of European Transport 2025 da Transport and Environment (T&E).
Os avanços do transporte com energia limpa.
“Se o nosso transporte funcionar com eletricidade limpa produzida em casa, gastaremos menos importando petróleo”, indicou o documento. Estima-se que cerca de 9 milhões de carros elétricos estarão circulando nas estradas da UE até o final do ano.
A ONG destaca que, embora o setor de transporte ainda emita mais do que em 1990, “suas emissões finalmente começam a diminuir“.
A dependência dos combustíveis fósseis
Apesar das melhorias, é preciso esclarecer que a Europa ainda depende fortemente dos combustíveis fósseis, que são as principais fontes de energia para o transporte.
Segundo o Eurostat, em 2023, o percentual de petróleo importado na UE em relação ao consumo total foi de 96% e em 2024, os 27 países gastaram 250.000 milhões de euros nessas importações.
Com 450 milhões de toneladas de CO2, a T&E indica que carros, caminhões, vans e ônibus são responsáveis por quase três quartos das emissões de gases de efeito estufa do transporte.
Por sua vez, representam 13% das emissões totais da UE. A aviação e navegação correspondem a um quarto.
De acordo com a T&E, as vendas de carros que usam combustíveis fósseis atingiram o pico há seis anos.
Embora a UE também precise recorrer a outros países para obter muitos dos materiais essenciais para a transição ecológica (no caso do lítio, para as baterias, a dependência é de 100%), as baterias dos veículos elétricos requerem poucas matérias-primas.
As vantagens ambientais dos carros elétricos.
Atualmente, os carros elétricos a bateria já são três vezes mais limpos que os de combustível fóssil.
Cresce a quantidade de carros elétricos
A T&E estima que cerca de 9 milhões de carros elétricos estarão circulando nas estradas da UE até o final do ano.
Isso significa que um em cada cinco carros novos vendidos na UE será de emissão zero e, com isso, serão emitidas 20 milhões de toneladas a menos de CO2 este ano.
A venda de veículos elétricos
As vendas de carros elétricos em todo o mundo em janeiro alcançaram 1,3 milhões de unidades, registrando um aumento de 18% em comparação com o mesmo mês de 2024, conforme relatado pelo Instituto de Pesquisa de Veículos Elétricos Rho Motion. No entanto, a diminuição em relação a dezembro foi de 35%.
Em janeiro, as vendas de carros elétricos na União Europeia, Associação Europeia de Livre Comércio (AELC) e Reino Unido aumentaram 21% ao ano, atingindo 0,25 milhões de veículos. Enquanto isso, nos Estados Unidos e Canadá, as vendas aumentaram 22%, totalizando 0,13 milhões de unidades.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!