Primeiro teste mundial que converte a cana-de-açúcar em energia limpa

Más leídas

O grupo tecnológico Wärtsilä, em colaboração com a Energetica Suape II S.A., iniciou um **projeto inovador** no **Brasil** para a geração de energia limpa em grande escala utilizando etanol, um biocombustível derivado principalmente da **canadeaçúcar**.

O teste, que será realizado na usina elétrica Suape II em Recife, marcará o **primeiro ensaio mundial** desta tecnologia.

Detalhes do projeto

  • Capacidade: Será utilizado o motor Wärtsilä 32M, com até 4.000 horas de testes ao longo de dois anos a partir de abril de 2026.
  • Eficiência: A bioenergia complementará fontes renováveis como solar e eólica, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis.
  • Compromisso com a sustentabilidade: Este projeto faz parte do programa WISE (Wide and Intelligent Sustainable Energy), liderado pela Wärtsilä e cofinanciado pela Business Finland, a agência oficial do governo finlandês para a promoção do comércio, investimento e inovação.

Importância do Etanol no Brasil

  • O Brasil, o maior produtor mundial de etanol de cana-de-açúcar, busca posicionar este biocombustível como uma alternativa sustentável na geração de energia.
  • De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), o uso de biocombustíveis como o etanol deverá duplicar até 2030, destacando seu potencial na transição energética global.

Impacto e Futuro do Projeto

O teste destaca o compromisso da Wärtsilä com o desenvolvimento de motores preparados para o futuro, capazes de operar com uma variedade de **combustíveis sustentáveis** e impulsionar a transição energética com menor custo e **menor pegada ambiental**.

O teste enfatiza a oportunidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e avançar em direção a um **sistema energético mais limpo** e confiável no Brasil.

Além disso, poderia estabelecer as bases para incluir usinas de etanol nas tecnologias aprovadas pelo governo brasileiro, beneficiando tanto a economia quanto a **sustentabilidade do país**.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Uma capivara grande é libertada no Dique La Florida após ser resgatada, retornando ao seu habitat natural.

Uma macá grande foi libertada no Dique La Florida, em San Luis, depois de ser encontrada desorientada na sede...

Noticias relacionadas