Processam a primeira colheita de cânhamo na Patagônia.

Más leídas

Durante os últimos dias, a Chacra Modelo da Fundação Gen em General Roca foi palco de um dia histórico para o Alto Vale do **Rio Negro**: foi realizado o **primeiro processamento agroindustrial do cultivo de cânhamo** na **Patagônia**. A atividade marcou um marco no avanço em direção a uma matriz produtiva mais diversificada, **[sustentável e inovadora](https://noticiasambientales.com/innovacion/plasticos-de-un-solo-uso-son-reemplazados-con-derivados-del-canamo/)** na região.

O evento reuniu representantes de governos provinciais e municipais, instituições científicas, empresas e organizações civis. Foi o culminar de um processo iniciado com **cultivos experimentais** realizados pela Fundação Gen em Mari Menuco (Neuquén) e General Roca (Rio Negro), em parceria com atores públicos e privados.

Durante o dia, **o material vegetal colhido foi processado com três tipos de maquinaria**. Por um lado, o grão foi separado para obter sementes e produzir óleo. Por sua vez, os talos foram picados para serem usados na fabricação de placas para construção ecológica. As tarefas contaram com a colaboração do Município de General Roca, que disponibilizou uma debulhadora e uma classificadora.

Entre os presentes destacaram-se a prefeita María Emilia Soria, funcionários provinciais de Neuquén e Rio Negro, representantes da **Agência Reguladora da Indústria do Cânhamo e Cannabis Medicinal (ARICCAME)**, instituições acadêmicas e científicas como o INTA e a Universidade Nacional de Rio Negro, e técnicos responsáveis pelos cultivos.

Processam a primeira colheita de cânhamo na Patagônia. Foto: Argentina.gob.
Processam a primeira colheita de cânhamo na Patagônia. Foto: Argentina.gob.

A indústria agroindustrial do cânhamo em ascensão

“Estamos dando um passo enorme”, celebrou Soria, que também valorizou o investimento no **cânhamo como motor de desenvolvimento regional** e destacou o papel da Fundação Gen na produção de sementes adaptadas ao clima e solo patagônico. Na mesma linha, Armando Vidal, da Secretaria de Produção de Neuquén, enfatizou que o cânhamo “tem um enorme potencial industrial, medicinal e ambiental” e destacou que este cultivo experimental é “um caso de sucesso”.

A partir da Fundação Gen, os organizadores destacaram que compartilhar esses avanços concretos é fundamental para **incentivar mais produtores a se envolverem nessa cadeia de valor emergente**, que abre novas oportunidades para a região.

Um cultivo com história e futuro

O cânhamo é **[uma das plantas mais versáteis](https://noticiasambientales.com/compromiso-ambiental/utilizar-mas-canamo-para-usar-menos-petroleo-y-cuidar-al-planeta/)** conhecidas pela humanidade, com usos que abrangem mais de 25.000 produtos em setores como **alimentação**, construção, **cosmética**, **energia**, têxtil, automotivo e **medicina**. Apesar de sua história milenar, com registros desde 2500 a.C., na Argentina seu desenvolvimento foi limitado por questões políticas e culturais.

Atualmente, o cânhamo ressurge como uma oportunidade estratégica para impulsionar a economia regional, gerar empregos, diversificar a produção e **[promover práticas sustentáveis](https://noticiasambientales.com/compromiso-ambiental/utilizar-mas-canamo-para-usar-menos-petroleo-y-cuidar-al-planeta/)**. Com baixo consumo de água, capacidade de recuperação de solos e múltiplas aplicações industriais, ele se apresenta como uma **ferramenta chave** para o desenvolvimento agroindustrial patagônico.

Cânhamo. Foto: Argentina.gob.
Cânhamo. Foto: Argentina.gob.

Para que serve o cânhamo cultivado?

O cânhamo cultivado é utilizado para fabricar **uma grande variedade de produtos**, incluindo:

  • Têxteis: Podem ser fabricados tecidos 100% cânhamo, mas também é misturado com outras fibras para roupas e móveis.
  • Produtos alimentícios: As sementes de cânhamo são usadas em alimentos para aves e na alimentação humana. O óleo de cânhamo é usado para cozinhar, em cremes e na fabricação de tintas.
  • Industriais: O cânhamo é usado para fabricar cordas, papel, bioplásticos, isolamentos, biocombustíveis, plásticos, feltros, tintas e vernizes.
  • Construção: O cânhamo é usado para fabricar móveis, esteiras, sacos, isolantes, geotêxteis contra a erosão.
  • Higiene: O cânhamo é usado para fabricar sabão e xampu.
  • Medicina natural: O cânhamo é usado na medicina natural.
  • Cuidado animal: O cânhamo é usado para fabricar ração para animais, leitos para animais e areia para gatos.

Em alguns países, como França, Canadá e Suécia, existem indústrias dedicadas à produção de derivados de qualidade do cânhamo.

Fonte: LM Neuquén.

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Um clube de Córdoba constrói sua quadra de basquete com tampinhas recicladas.

Na cidade de Despeñaderos, Córdoba, o Club Juventud Alianza alcançou um marco no esporte e sustentabilidade ao construir o...

Noticias relacionadas