A importância de identificar os animais de estimação: por que é fundamental fazê-lo.

Más leídas

Aqueles que convivem com animais de estimação, como cães e gatos, devem levar em consideração suas necessidades e conhecer as responsabilidades que devem assumir para garantir uma boa qualidade de vida, como o uso de arneses, coleiras, mas principalmente as plaquinhas que permitem identificar esses animais de companhia.

De acordo com um estudo da PetHub.com, 1 em cada 3 animais de estimação se perderá em algum momento de sua vida, dos quais 90% não retornarão para casa. Nesse sentido, outra pesquisa se junta à postura desse relatório, acrescentando que cerca de 10 milhões desses animais de estimação se perdem por ano, um dado realmente preocupante.

Por essa razão, o uso dessas placas de identificação com os dados de seu tutor é uma das estratégias principais para evitar essa situação e aumentar as chances de que esses animais perdidos possam ser recuperados, já que esses acessórios podem garantir um futuro reencontro com o animal perdido.

De fato, identificar os animais de estimação é uma das principais recomendações da Veguis, a empresa argentina de alimentação vegana para cães, uma empresa que se preocupa não apenas em fornecer alimentos de qualidade para os animais de estimação, mas também com a segurança e o bem-estar em geral, entendendo que a perda desses animais é um dos maiores riscos que enfrentam. Por isso, a Veguis destaca a importância dessa simples ação, destacando que a plaquinha nos ajudará para que nossos animais de estimação possam retornar facilmente e, assim, evitaremos a desorientação do animal e a angústia nossa até recuperá-lo.

perro
perro

Como é o comportamento dos animais de estimação quando estão em modo sobrevivência?

Quando um animal se perde, entra em modo sobrevivência, que nos cães é conhecido como a síndrome do cão perdido. De acordo com os especialistas, os animais nesse estado apresentam aumento do medo e nervosismo, tendência a se esconder, procurar comida e abrigo, e até mesmo podem mostrar desinteresse pelas pessoas, incluindo seus donos.

Isso ocorre quando os animais experimentam um aumento repentino do estresse, que leva a uma rápida diminuição da serotonina. Isso provoca modificações em seu comportamento, desencadeando seu instinto de luta ou fuga, o que pode afetar sua memória de curto prazo.

Por esse motivo, é comum que não consigam reconhecer seu nome, assim como também seus donos, pelo menos nos primeiros minutos do reencontro. Além disso, deve-se ter em mente que nem todos os cães ou gatos sabem como voltar para casa, já que esse estado de estresse pode levá-los a percorrer longas distâncias em busca de seu lar, tornando as plaquinhas com o nome e telefone dos donos fundamentais para seu retorno ao lar.

Eventos imprevistos como um acidente de trânsito, roubo, incêndio, uma porta aberta por distração estão ao virar da esquina. Qualquer uma dessas situações poderia levar à perda de seu animal de estimação. É ideal estar preparado com antecedência. Colocar uma plaquinha de identificação em sua coleira, principalmente com o TELEFONE, é uma maneira simples de fazê-lo.

¡Se não sair de casa também!

Um cão ou gato com plaquinha de identificação receberá ajuda mais facilmente. As pessoas estão mais dispostas a ajudar um animal de rua que aparenta ser de uma família. Se seu cão não tiver uma identificação, perderá a oportunidade de ser resgatado.

Por isso: placa de identificação com nome e telefone impresso são fundamentais para garantir seu retorno.

Seja um tutor responsável: sua perda será muito dolorosa para você e sua família, mas será um pesadelo para ele ou ela. Ele(a) agradecerá por toda a vida!

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Colômbia: 85 animais são libertados em seu habitat natural.

Um total de 85 animais, entre aves, répteis e mamíferos, foram devolvidos ao seu habitat natural em uma jornada...

Noticias relacionadas