A presença de **borboletas monarca** duplicou na temporada 2024-2025 no **México**, atingindo 1,79 hectares de floresta em três colônias dentro da **Reserva da Biosfera Borboleta Monarca** e cinco fora dela.
Isso representa um **aumento de 99%** em comparação com a temporada anterior, apesar dos desafios das mudanças climáticas, anunciou Pedro Álvarez Icaza, comissário Nacional de Áreas Naturais Protegidas (Conanp).
Comemoração e advertências sobre as borboletas monarca
Em uma coletiva de imprensa conjunta, autoridades da **Conanp** e da **WWF**, celebraram o aumento da ocupação de borboletas; mas alertaram que nos próximos ciclos continuarão existindo flutuações na **ocupação de borboletas no México**, associadas às mudanças e variabilidade do clima.
“Acredito que é uma boa notícia, pois estamos falando de um aumento de 99 por cento, e a interpretação é que devemos continuar nos esforçando, não baixar a guarda, os **esforços de conservação** estão funcionando e devemos estar muito atentos aos efeitos das mudanças climáticas”, mencionou Jorge Rickards, diretor geral da WWF México.
Destacou que, diante da **variabilidade climática**, é necessário desenvolver planos de adaptação às mudanças climáticas. Além disso, diante dos **desentendimentos entre Estados Unidos, México e Canadá** pela imposição de tarifas, as autoridades ambientais destacaram que os programas de conservação da monarca estão protegidos. Até mesmo trabalham na atualização do **Plano de Ação a nível trinacional** e em uma nova meta de ocupação de borboletas monarca.
Quanto tempo vive as borboletas monarca?
Este inseto, além de sua grande beleza, é caracterizado por sua resistência e longevidade, pois enquanto outras espécies de borboletas têm um ciclo vital de 24 dias, a monarca chega a viver até nove meses, ou seja, 12 vezes mais.
Aproveitando essas características, a borboleta monarca **é capaz de viajar mais de 4 mil quilômetros** (desde Canadá e Estados Unidos da América) até as florestas de oyameles nos estados de Michoacán de Ocampo e estado do México.
Todos os anos, entre outubro e março, as borboletas monarca encontram nas florestas mexicanas as condições ideais para **se desenvolver e acasalar**: altitude (2.300-3.500 metros acima do nível do mar), temperatura, umidade e exposição aos **raios solares**, entre outros.
Elas percorrem cerca de 120 quilômetros por dia e realizam sua jornada em 33 dias, aproximadamente. No final de março, quando **atingem sua maturidade**, iniciam sua viagem de retorno aos países do norte.
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!