A situação dos animais na Ucrânia, ainda em guerra com a Rússia, preocupa. Muitos deles, por diferentes circunstâncias, acabaram desamparados e vítimas do choque.
Recentemente, foi divulgada a notícia da transferência de cinco leões traumatizados para um santuário no Reino Unido.
Animais na Ucrânia: transferência de cinco leões
Cinco leões traumatizados foram resgatados da zona de guerra na Ucrânia e já estão sendo instalados em um novo lar na Inglaterra, após um esforço internacional para colocá-los em segurança.
O leão africano macho Rori e as leoas Amani, Lira e Vanda chegaram este mês ao Santuario de Grandes Felinos após uma viagem de 12 horas. Eles vieram de seus lares temporários em zoológicos e abrigos de animais na Bélgica.
Transferência de cinco leões. (Foto: AP).
Assim, eles se juntam à leoa Yuna, que chegou em agosto, no novo Centro de Resgate de Leões do santuário, que foi oficialmente inaugurado na terça-feira 25 de março.
Por que os leões permaneceram na Ucrânia?
Os cinco foram encontrados perto da linha de frente na guerra da Ucrânia contra a invasão russa, negligenciados e abandonados por seus donos.
“Os cinco leões vieram do comércio ilegal de animais de estimação e animais selvagens“, explicou Cameron Whitnall, diretor geral do Santuário de Grandes Felinos à agência Euronews.
O santuário fica perto de Ashford, a cerca de 80 quilômetros a sudeste de Londres. “Nenhum deles veio de zoológicos”.
Yuna estava confinada em uma pequena cela de tijolos e sofreu um choque depois que destroços de mísseis caíram perto de seu recinto. Rori, por sua vez, foi maltratado em um zoológico privado.
A equipe do santuário acredita que as irmãs Amani e Lira foram criadas para serem fotografadas com turistas quando eram filhotes.