Após 50 anos, Neuquén proíbe a caça esportiva de pumas.

Más leídas

Após mais de 50 anos, Neuquén proibiu a caça esportiva de pumas no território. O Ministério do Turismo da província revogou os artigos 51 a 55 do Regulamento de Caça Maior, que permitiam a atividade.

A normativa estabelecia uma temporada de caça entre junho e setembro. A partir de agora, está suspensa.

Fim da caça esportiva de pumas em Neuquén

Desde a Direção Provincial de Fauna, Áreas Naturais Protegidas e o Centro de Ecologia Aplicada de Neuquén (CEAN) informaram que o Governo está trabalhando em novas regulamentações para garantir a sustentabilidade e o controle da atividade.

pumas Proibiram a caça esportiva de pumas.

“Fiquei sabendo de uma resolução que a Fauna com o Turismo havia emitido, então instruí o ministro a revogá-la imediatamente. Foi um exagero por parte da Fauna, que autorizou a caça de pumas”, expressou o governador Rolando Figueroa em entrevista ao Diario Río Negro.

“É um absurdo. Assim que fiquei sabendo, mandei revogar”, acrescentou. Dessa forma, a pasta do Turismo anulou os artigos 51 a 55 que autorizavam a temporada de caça maior de pumas, entre 1º de junho e 30 de setembro, que estabeleciam as condições para o desenvolvimento da atividade.

A inclusão do puma causou surpresa em geral. O Regulamento de Caça Maior de Neuquén inicialmente incluía javalis e veados, duas espécies exóticas que preocupam devido à superpopulação e ao impacto ecológico que causam.

Mas os pumas pertencem a uma espécie nativa, o que chamou a atenção das associações protetoras de animais e dos habitantes locais.

A disposição permitia em cada área caçar “até um máximo de dez exemplares (de puma) adultos por temporada“. Não autorizava a captura de fêmeas adultas acompanhadas de suas crias. Além disso, permitia o uso de cães para rastreamento dos pumas.

O estado não está incentivando a matança. Pela Lei de Fauna 2359 e seu decreto regulamentar, a autoridade de aplicação deve regular a população das espécies“, ressaltaram também do governo provincial, por meio de um comunicado.

Nova regulamentação

Do organismo informaram que estão trabalhando na nova regulamentação de caça da província, que será implementada antes do início da temporada.

Para este 2025, foi implementado um sistema digital para a gestão de permissões, autorizações de campo e guias de transporte, o que permitirá maior controle e rastreabilidade sobre a atividade.

A caça regulamentada na província não é de acesso público nem livre. Só pode ser realizada em locais autorizados pela autoridade de aplicação.

O CEAN e as autoridades provinciais trabalham em conjunto com guardas florestais, equipes técnicas, forças de segurança e promotorias ambientais para garantir a aplicação das normas vigentes.

Em 2019, o CEAN estabeleceu um protocolo de caça controlada de carnívoros, que é ativado apenas em casos de ataques ao gado ou criatórios, sob condições estritas.

Derrogaram a normativa que permitia.

A recente Resolução 76/2025, emitida pelo Ministério do Turismo, reforça esse enfoque e alinha-se com a necessidade de preservar a biodiversidade e garantir o equilíbrio ecológico no território de Neuquén.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

As grandes cidades da América Latina enfrentam uma crise sanitária devido à proliferação de escorpiões.

O Brasil está passando por uma preocupante explosão de escorpiões em suas cidades, um fenômeno impulsionado pelo desenvolvimento urbano...

Noticias relacionadas