A PETA Latino concederá um Reconhecimento à Ação Compassiva aos Bombeiros da Cidade por resgatar um cão trancado em um veículo.
Ao que parece, o veículo teria estado estacionado por pelo menos 20 minutos, em um dia em que as temperaturas ultrapassaram os 27°C. O incidente ocorreu em 31 de janeiro, no bairro de Nueva Pompeya.
Cão trancado e resgate em um dia exaustivo
Naquele dia, os moradores alertaram as autoridades sobre o cão trancado em um veículo perto da interseção de Tilcara e a avenida Intendente Francisco Rabanal.
Até mesmo um vídeo do Ministério de Segurança da Cidade de Buenos Aires (CABA) mostra o cão na parte de trás do carro ofegante com força, sintoma de calor extremo. Enquanto isso, os bombeiros se apressavam para retirar uma parte da janela para poder abrir a porta.
![](https://storage.googleapis.com/media-cloud-na/2025/02/unnamed-1.png)
Após acessar e libertar o cão, os socorristas o levaram rapidamente para a sombra onde ele pôde começar a se recuperar.
“A temperatura em um carro estacionado pode atingir níveis mortais em questão de minutos, por isso cada segundo conta para um cão indefeso preso dentro de um carro”, expressou a diretora da PETA Latino, Alicia Aguayo.
“A PETA Latino presta uma homenagem aos Bombeiros da Cidade por agir rapidamente para salvar a vida deste cão e esperamos que inspire o público em geral a agir em uma situação similar”, acrescentou.
Temperaturas extremas e perigo no carro
O que fazer ao ver um cão trancado
Reconhecimento aos bombeiros.
- Avaliar a emergência: se o cão apresentar sinais evidentes de sofrimento (ofegante excessivo, exaustão ou desespero), é necessário agir rapidamente.
- Documentar a cena: tirar fotos ou vídeos como prova para evitar acusações de danos.
- Quebrar o vidro: se não houver outra opção e a vida do animal estiver em perigo, é recomendado quebrar uma janela (com os cuidados adequados para evitar se machucar, assim como o animal).
- Ligar para o 911: garantir a intervenção da polícia para formalizar o ocorrido e evitar problemas legais.
- Denunciar o maltrato: comunicar o caso a uma organização de proteção animal ou fazer a denúncia correspondente.