Bombeiros de Buenos Aires recebem reconhecimento da PETA Latino por resgatar cão preso em carro.

Más leídas

A PETA Latino concederá um Reconhecimento à Ação Compassiva aos Bombeiros da Cidade por resgatar um cão trancado em um veículo.

Ao que parece, o veículo teria estado estacionado por pelo menos 20 minutos, em um dia em que as temperaturas ultrapassaram os 27°C. O incidente ocorreu em 31 de janeiro, no bairro de Nueva Pompeya.

Cão trancado e resgate em um dia exaustivo

Naquele dia, os moradores alertaram as autoridades sobre o cão trancado em um veículo perto da interseção de Tilcara e a avenida Intendente Francisco Rabanal.

Até mesmo um vídeo do Ministério de Segurança da Cidade de Buenos Aires (CABA) mostra o cão na parte de trás do carro ofegante com força, sintoma de calor extremo. Enquanto isso, os bombeiros se apressavam para retirar uma parte da janela para poder abrir a porta.

Assim estava o cão no carro. (Foto: imprensa Min. Segurança CABA).

Após acessar e libertar o cão, os socorristas o levaram rapidamente para a sombra onde ele pôde começar a se recuperar.

“A temperatura em um carro estacionado pode atingir níveis mortais em questão de minutos, por isso cada segundo conta para um cão indefeso preso dentro de um carro”, expressou a diretora da PETA Latino, Alicia Aguayo.

“A PETA Latino presta uma homenagem aos Bombeiros da Cidade por agir rapidamente para salvar a vida deste cão e esperamos que inspire o público em geral a agir em uma situação similar”, acrescentou.

Temperaturas extremas e perigo no carro

Segundo informações, em um dia de 21°C, a temperatura no interior de um carro estacionado pode atingir os 37°C em 20 minutos. Em um dia de 32°C, pode chegar a 43°C em apenas 10 minutos.
“Lembremos que animais podem sofrer danos cerebrais ou até mesmo morrer devido ao calor em apenas 15 minutos, mesmo com as janelas do carro parcialmente abertas”, declararam da PETA.

O que fazer ao ver um cão trancado

Nesta linha, pediram que qualquer pessoa que veja um cão em um veículo estacionado deve agir imediatamente. “Primeiramente, ligar para o 911. Em seguida, é importante anotar a marca, modelo, cor e placa do veículo” para procurar o proprietário nos estabelecimentos próximos.

Reconhecimento aos bombeiros.

Se a vida do cão estiver em perigo iminente, deve-se procurar por uma testemunha e tomar as medidas necessárias para retirar o animal do carro o mais rápido possível. Recomendações:
  • Avaliar a emergência: se o cão apresentar sinais evidentes de sofrimento (ofegante excessivo, exaustão ou desespero), é necessário agir rapidamente.
  • Documentar a cena: tirar fotos ou vídeos como prova para evitar acusações de danos.
  • Quebrar o vidro: se não houver outra opção e a vida do animal estiver em perigo, é recomendado quebrar uma janela (com os cuidados adequados para evitar se machucar, assim como o animal).
  • Ligar para o 911: garantir a intervenção da polícia para formalizar o ocorrido e evitar problemas legais.
  • Denunciar o maltrato: comunicar o caso a uma organização de proteção animal ou fazer a denúncia correspondente.

Últimas noticias

Impactante: uma baleia “engoliu” enquanto fazia caiaque e o expulsou

Um vídeo impressionante registrado no oceano no Chile percorreu o mundo nas últimas horas: envolve uma baleia e um...

Noticias relacionadas