Detetados morcegos de nariz comprida no Arizona pela sua saliva.

Más leídas

Após várias pesquisas, uma equipe de cientistas confirmou a migração do morcego de nariz longa mexicano (Leptonycteris nivalis) pelo sudeste do Arizona, através da análise de sua saliva. Para isso, os pesquisadores utilizaram um método baseado em DNA ambiental (eDNA) que permite identificar a espécie sem a necessidade de capturá-los.

A Bat Conservation International, em colaboração com cidadãos e cientistas, coletou amostras de saliva de plantas e comedouros para beija-flores em possíveis rotas migratórias. Estas foram analisadas na Universidade do Norte do Arizona, confirmando a presença da espécie em perigo de extinção, fundamental para a polinização de cactos e agaves.

Este avanço amplia a lista de morcegos no Arizona para 29 espécies e demonstra o potencial do eDNA como ferramenta não invasiva para a conservação da vida selvagem.

É importante destacar que o morcego de nariz longa mexicano foi classificado como ameaçado pela Lei de Espécies Ameaçadas em 1988, sendo a única espécie de morcego no Arizona com proteção federal, devido ao seu papel fundamental na polinização de cactos, agaves e outras plantas do deserto.

Morcego de nariz longa. Foto: iNaturalist México.
Morcego de nariz longa. Foto: iNaturalist México.

O que se sabe sobre o morcego de nariz longa mexicano?

De acordo com os especialistas, esta espécie percorre um longo caminho migratório para o norte, do México até o sudoeste dos Estados Unidos, seguindo o caminho do néctar de suas flores favoritas e retornando pela mesma rota durante os meses de outono.

Levando em consideração esse comportamento, o grupo de pesquisadores recrutou cidadãos comuns para a missão, oferecendo-lhes kits para coletar amostras dos comedouros de pássaros durante o verão e o outono. Essas amostras foram analisadas em laboratório, onde detectaram a presença desses morcegos.

Morcego de nariz longa. Foto: Wikipedia.
Morcego de nariz longa. Foto: Wikipedia.

Como é o morcego mexicano de nariz longa?

O morcego mexicano de nariz longa (Leptonycteris nivalis) possui as seguintes características:

  • Focinho alongado com uma folha nasal triangular
  • Pelagem marrom pálida a cinza nas costas
  • Pelagem marrom ferrugem na barriga
  • Orelhas pequenas
  • Cauda curta
  • Língua longa com papilas alongadas
  • Três vértebras na cauda, mas não visíveis externamente
  • Pelos longos que se sobressaem e se estendem além da membrana interfemoral

Além disso, esse morcego pode medir entre 70 e 90 mm de comprimento e pesar entre 18 e 30 g. Alimenta-se de néctar e frutas de cactos que florescem à noite, como o saguaro, o cardón e o organillo, bem como de várias espécies de agave.

Este animal é classificado como uma espécie ameaçada de extinção em nível federal, tanto pelos Estados Unidos quanto pelo México. Entre as ameaças que enfrenta estão: Perda de fontes de alimento devido à agricultura, exploração humana do agave e efeitos das mudanças climáticas.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Por um futuro mais limpo: o impacto da coleta seletiva em Bahía Blanca

O lixo representa um problema significativo a nível mundial. Em particular, a Argentina produz uma média de 45 mil...

Noticias relacionadas