Um grupo de **castores** conseguiu economizar 1,2 milhões de dólares ao governo da **República Tcheca** ao **construir vários diques** em dois dias, projetos que as autoridades haviam planejado há sete anos, mas que ainda não haviam começado.
O insólito acontecimento ocorreu no **Parque Nacional de Brdy** onde, em 2018, foi lançado um projeto para recuperar as zonas aquáticas do parque. A implementação estava atrasada devido ao tempo que as autoridades levaram para obter todas as permissões necessárias para **iniciar as obras**.
A natureza dos castores supera a burocracia
Recentemente, várias **organizações ambientais** tchecas informaram que os castores haviam construído de forma natural os **diques** que o governo planejava realizar, permitindo que o dinheiro alocado para esse fim fosse economizado na íntegra.
Além disso, esses grupos ambientais revelaram que o **trabalho dos roedores** não levou mais do que dois dias, uma grande ironia considerando que já haviam se passado mais de sete anos desde a aprovação do projeto pelo governo tcheco.
O diretor da Administração da Área Natural Protegida de Brdy, Bohumil Fišer, não escondeu seu total espanto ao comparar a **eficiência dos castores** com a burocracia da administração pública.
“O Corpo Florestal Militar e a Bacia do rio Moldava negociaram entre si para lançar o projeto e resolver as questões relacionadas à propriedade das terras. Os castores se adiantaram e nos **pouparam da burocracia e do dinheiro**”, afirmou um Fišer feliz.
Os ecologistas indicaram que os diques foram construídos nos lugares certos e ajudarão a restaurar os pântanos ao seu estado natural, facilitando a **reprodução da fauna local**, como caranguejos de rio, rãs e outras espécies animais.
Por que os castores constroem represas?
Os castores são famosos por sua habilidade em engenharia. Com seus dentes afiados e seu instinto desenvolvido, constroem represas e abrigos elaborados que alteram os ambientes. Criam habitats de pântanos vitais para numerosas espécies de **plantas e animais**.
Suas represas ajudam a reter água nos riachos e rios, **mitigando enchentes** durante fortes chuvas, garantindo um suprimento constante de água durante os **períodos de seca**.
Os lagos criados pelos castores e os pântanos circundantes servem como pontos críticos para a biodiversidade, além de sustentar uma ampla **diversidade de vida selvagem**. Esses habitats fornecem alimento, abrigo e áreas de reprodução para inúmeras espécies, como peixes, anfíbios, aves aquáticas, mamíferos e muito mais.
Foto da capa: Dirk Eisermann/Laif/Redux
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!