Encontrada uma nova espécie de morcego no México: o nome peculiar escolhido.

Más leídas

Cientistas descobriram uma nova espécie de morcego no norte do México e a nomearam de uma forma muito especial.

Trata-se da chamada Corynorhinus leonpaniaguae, em homenagem à doutora Livia León Paniagua. Ela é pesquisadora e curadora da Coleção Mastozoológica da Faculdade de Ciências da UNAM, com uma extensa trajetória.

A espécie em particular é endêmica, ou seja, só é encontrada lá, e representa um avanço significativo na taxonomia de mamíferos locais.

Nova espécie de morcego no México: como é

Esta descoberta foi liderada por uma equipe de pesquisadores da Universidade Veracruzana (UV), em colaboração com especialistas de outras instituições.

Corynorhinus leonpaniaguae sp. nov., o nome completo, se junta às 144 espécies de morcegos descritas no México, sendo uma espécie endêmica que habita nos estados de Nuevo León, Coahuila e Tamaulipas, de acordo com um artigo publicado na revista UNAM Global da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

Agora faz parte oficialmente da lista de morcegos considerados no país, mas a descoberta foi publicada originalmente no ano passado, com o anúncio oficial. Precisamente, em 21 de fevereiro de 2024, por meio de um artigo publicado na revista científica Plos One.

Pertencente à família Vespertilionidae, este morcego compartilha seu habitat com outra espécie do mesmo gênero, Corynorhinus townsendii, embora apresente diferenças morfológicas e moleculares que justificam sua classificação como uma nova espécie.

Características físicas únicas

Entre as características que distinguem esta nova espécie está o número de linhas interfemorais perto da cauda, pois esta nova espécie tem oito ou menos.

Enquanto Corynorhinus townsendii apresenta dez ou mais. Além disso, as análises moleculares revelaram diferenças significativas, como um tamanho médio do antebraço menor e uma projeção na mandíbula que poderia estar relacionada a uma dieta baseada em presas mais duras.

No entanto, os pesquisadores destacaram a necessidade de realizar estudos adicionais para entender melhor sua ecologia e hábitos alimentares.

Quem é Livia León Paniagua, homenageada

A equipe de pesquisa decidiu nomear a nova espécie em homenagem à doutora Livia León Paniagua, destacada mastozoóloga mexicana com mais de quatro décadas de experiência na UNAM.

Uma nova espécie de morcego.

Segundo a instituição nacional, ela ensina há 40 anos e é curadora na Coleção Mastozoológica.

Nos próximos meses, a curadora estudará a diversidade genômica de seis espécies de morcegos no México e aconselhará duas teses sobre os níveis de metais pesados em morcegos e roedores no Valle del Mezquital, Hidalgo.

“São projetos emocionantes que nos ajudam a entender o que está acontecendo em nosso ambiente, já que os animais atuam como biomarcadores”, concluiu.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Inglaterra: resgatam mais de 80 animais em operação contra maus-tratos.

Numa operação contra o maltrato animal envolvendo a polícia de South Yorkshire, a RSPCA (Organização Beneficente de Combate à...

Noticias relacionadas