Um grupo de moradores do bairro San Francisco III em Bariloche viveu um momento inesquecível durante uma de suas excursões à região entre Cuyín Manzano e Valle Encantado, onde se depararam cara a cara com um imponente cóndor andino.
Emoção da Observação
Marcos, um dos integrantes do grupo, compartilhou sua emoção nas redes sociais. Este não foi o seu primeiro encontro com um cóndor na Patagônia, reafirmando a sua admiração por esta espécie majestosa.
Características do Cóndor Andino
O cóndor andino é uma espécie emblemática da América do Sul e é considerado um patrimônio cultural e natural do continente. No nosso país, ele é encontrado ao longo da Cordilheira dos Andes, em províncias como Catamarca, Jujuy, Tucumán, Salta, Tierra del Fuego e na região central do país.
Ele se alimenta de carcaças, desempenhando um papel inestimável nos ecossistemas. Ao consumir animais mortos, evita a proliferação de bactérias que podem causar doenças em humanos. Além disso, ajuda a controlar a população de outras espécies necrófagas e assim contribui para manter o equilíbrio do ecossistema.
Espécie em perigo de extinção
Declarado em perigo de extinção e protegido pela Lei Nacional Nº 22.421 de Conservação da Fauna Silvestre, a principal ameaça que afeta o cóndor andino é o consumo de iscas tóxicas, uma prática ilegal utilizada para o controle de espécies predadoras.
O uso dessas iscas não apenas coloca em perigo o cóndor andino, mas todas as formas de vida, incluindo a saúde humana, além de ser ineficaz no controle de predadores, uma vez que mata animais com hábitos necrófagos, permitindo que aqueles que incluem o gado em suas dietas se proliferem.
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!