Este ano está acontecendo uma nova e determinante campanha para manifestar a rejeição ao rodeio no Chile. Organizações defensoras dos animais qualificaram, nesse contexto, a polêmica tradição como “Campeonato nacional da tortura“.
As organizações expuseram através das redes sociais e, inclusive, com uma contundente marcha realizada no domingo, as consequências que a atividade tem nos bezerros e cavalos expostos.
Forte rejeição ao rodeio no Chile: a polêmica pela prática
“Bezerros sendo batidos contra as paredes, cavalos caindo exaustos no chão, animais aterrorizados sendo embestidos repetidamente, chutes, gritos, violência normalizada como espetáculo”, denunciou nas redes sociais a ONG Animal Libre Chile.
“Isso tudo ocorreu na medialuna de Rancagua, sob o olhar cúmplice de pessoas que aplaudiram cada golpe como se fosse parte de um show”, destacaram juntamente com diferentes imagens e vídeos do momento do rodeio.

“É vergonhoso e lamentável. Será que poderão dar uma explicação em algum momento?”, acrescentaram. “Ou preferem manter um silêncio que demonstra a falta de ética que projetam como empresa?”, questionaram.
“O rodeio não é cultura. Não é esporte. É maus-tratos aos animais. Não é preciso muito para entender”, encerraram a publicação.
Essa é parte da campanha empreendida por organizações defensoras dos direitos dos animais para frear a prática.
Como parte das ações de visibilidade, convocaram uma marcha contra o rodeio no âmbito da versão número 76 do Campeonato Nacional do Rodeio Chileno, o “Champion de Chile”. O evento ocorre na Medialuna Monumental “Gonzalo Vial Vial” na comuna de Rancagua.
O rodeio no Chile
O rodeio tradicional chileno foi declarado esporte nacional em 1962. O objetivo dos rodeios é encurralar uma vaca na parede da arena enquanto monta um cavalo.
Os participantes são vaqueiros chilenos conhecidos como “Huasos”. Tradicionalmente, vestem trajes nacionais para a competição e realizam a tarefa em duplas.
Nas últimas décadas, a prática, assim como muitas outras consideradas “tradição” ou populares, têm recebido críticas constantes e questionamentos pelo uso dos animais.