França: condenam caçador por matar uma ursa-parda

Más leídas

Um caçador de 81 anos foi condenado nesta terça-feira a quatro meses de prisão condicional por matar Caramelles, uma fêmea de urso-pardo que vivia com seus filhotes nos Pirineus franceses. O fato ocorreu durante uma caçada ilegal de javalis em novembro de 2021, no departamento de Ariège, perto da fronteira com Andorra e a província espanhola de Lleida.

Caramelles, de 20 anos, foi abatida em um momento crucial para a sobrevivência da espécie, já que estava acompanhada por seus dois filhotes. O acusado alegou ter agido em legítima defesa, afirmando que o animal o atacou de forma repentina e que atirou depois de ter sido ferido. “Estava me mordendo a perna, recarreguei meu rifle e atirei“, explicou perante o tribunal.

O tribunal de Foix não aceitou a justificativa e decidiu condenar o caçador por matar um exemplar protegido pela lei francesa. Embora não vá para a prisão, foi-lhe proibido portar armas por dois anos, teve seu licença de caça suspensa e terá que pagar uma multa.

Os ursos são uma espécie protegida na Europa
Os ursos são uma espécie protegida na Europa

Sanções exemplares para toda a batida

Além da condenação do caçador, os outros 16 participantes da caçada também receberam sanções. As multas impostas variam entre 200 e 1.000 euros. Dois deles terão sua licença de armas suspensa temporariamente. Coletivamente, o grupo terá que pagar uma indenização de 60.000 euros a organizações ambientalistas que se apresentaram como partes civis no julgamento.

As associações comemoraram a sentença como um avanço na proteção real da biodiversidade na França, especialmente de espécies ameaçadas como o urso-pardo.

Que leis protegem o urso-pardo na França?

O urso-pardo (Ursus arctos) é estritamente protegido na França desde 1981 pela Convenção de Berna, que proíbe sua caça, captura ou perturbação intencional. A legislação nacional também o inclui na lista de espécies protegidas, e sua conservação é monitorada pelo Oficina Francesa de la Biodiversidad (OFB).

A França também implementou planos de ação específicos para sua recuperação, que incluem medidas legais, campanhas de conscientização, monitoramento genético e a reintrodução de exemplares provenientes da Eslovênia.

ursos pardos
ursos pardos

Uma espécie que luta para sobreviver

No início dos anos noventa, o urso-pardo estava à beira da extinção nos Pirineus, com apenas alguns indivíduos sobreviventes. Graças a um programa de restauração iniciado em 1996, a população cresceu progressivamente.

Segundo o último relatório do OFB, em 2024 foram registrados entre 97 e 127 ursos na cordilheira, com base em rastros genéticos. Apesar do progresso, a espécie continua sendo vulnerável devido a conflitos com caçadores, agricultores e à fragmentação de seu habitat.

Fonte: El País.

Últimas noticias

Hidrogênio solar ecológico: pesquisadores sul-coreanos fizeram uma descoberta revolucionária.

Investigadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Daegu Gyeongbuk (DGIST), em colaboração com as universidades de Hanyang e...

Noticias relacionadas