Inspiração: batizou novas espécies de aranhas com base em músicas pop

Más leídas

Um cientista chinês se tornou viral por uma inspiração original que o impulsionou. Ele batizou espécies de aranhas com canções pop. Especificamente, ele definiu os nomes a partir de canções de Jay Chou, o popular artista de “Mandopop“, um subgênero chinês.

Embora o artigo com as denominações tenha sido publicado em dezembro, nos primeiros dias de 2025 ele se tornou viral devido a essa particularidade.

O cientista que batizou espécies de aranhas com canções pop

Batizou novas espécies de aranhas.
Batizou novas espécies de aranhas.

Mi Xiaoqi, professor da Universidade de Tongren, na província de Guizhou, localizada no sudoeste da China, listou os aracnídeos recentemente descobertos. Ele o fez em um artigo publicado em uma revista local sobre pesquisa zoológica.

O artigo foi publicado em dezembro, mas se tornou viral nas primeiras horas de 2025 após ser descoberto na rede social chinesa Weibo. Já acumula mais de 26 milhões de visualizações.

Os usuários do Weibo apelidaram o cientista Mi Xiaoqi, de 44 anos, de “Fã Principal” do gênero.

Uma das espécies de aranhas, do gênero Cyclosa, com 3,5 milímetros de comprimento, foi batizada de “Starry Mood spider“, título de uma canção de amor de sucesso do álbum de estreia do artista Chou, “Jay“, lançado em 2000.

Outros aracnídeos também receberam nomes em homenagem a suas músicas populares, incluindo a “Aranha Arco-Íris“, a “Aranha Punho de Dragão” e a “Aranha Desculpa“.

O artista que inspirou o cientista

O famoso cantor taiwanês Jay Chou. O famoso cantor taiwanês Jay Chou.

Jay Chou, nascido em Taiwan e conhecido por suas baladas dramáticas e ritmos pop românticos, é um dos artistas em mandarim mais populares, tendo vendido mais de 30 milhões de discos.

Ele é famoso na China continental e em outros países asiáticos há mais de duas décadas.

O cientista Mi, que publicou o artigo junto com os pesquisadores Wang Cheng e Li Shuqiang, é fã de Jay Chou desde seus tempos na universidade, segundo divulgou a agência de notícias Xinhua.

“Batizar essas aranhas com canções de Jay Chou aproximará a pesquisa científica do público“, disse Mi à agência local. “Espero que as pessoas prestem mais atenção aos descobrimentos científicos e apoiem a proteção ecológica”, acrescentou.

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Não são todas iguais: estudo confirma a existência de quatro espécies de girafa.

Um recente análise da morfologia craniana das girafas confirmou o que estudos genéticos haviam apontado quase uma década atrás:...

Noticias relacionadas