A aparição em massa de peixes mortos nas praias de Rocha, Uruguai, gerou preocupação nas autoridades ambientais. Trata-se de centenas de exemplares de **”dulceacuícolas”**, que foram encontrados no **arroyo La Palma**.
Este é um fenômeno recorrente, que já foi registrado em outras áreas da costa uruguaia, mas que ainda assim causa inquietação.
“A **alarme foi ativado** diante de possíveis [causas de contaminação](https://noticiasambientales.com/animales/muerte-de-peces-en-calamuchita-por-la-contaminacion-en-el-embalse-de-rio-tercero/) por agrotóxicos ou algas tóxicas, como já aconteceu em outras ocasiões e áreas do departamento”, explicaram nas redes sociais da **Direção de Meio Ambiente municipal**.
## Aparição em massa de peixes mortos em Rocha: as linhas de investigação
Na prefeitura de Rocha, foram coletadas amostras imediatamente após a detecção nos últimos dias. Embora já tenham algumas **”primeiras conclusões”**, a causa ainda não foi confirmada.
“Dias atrás, águas salgadas do oceano entraram devido aos fortes ventos, por vários dias, do sul. Com isso, a salinidade aumentou em áreas onde o vento foi favorável, adentrando na lagoa e em cursos d’água como o arroyo”, explicaram as autoridades.
“E com essa corrente **acumularam-se cardumes de peixes dulceacuícolas**, como sabalitos e carpas, sem saída aparente”, acrescentaram.
Além disso, foram feitas **amostragens de água** da **Laguna de Rocha**, um dos atrativos turísticos do Uruguai. Serão analisadas no Centro Universitário Regional do Leste da Universidade da República (**CURE**), quando as atividades forem retomadas.
## Ação humana?
“A preocupação e as piores conjecturas são em geral reflexo da situação ambiental que historicamente se vive no departamento”, detalharam as autoridades em um comunicado.
“No entanto, [nem sempre são causas humanas](https://noticiasambientales.com/medio-ambiente/un-derrame-de-liquidos-cloacales-en-el-lago-genera-preocupacion-en-carlos-paz/) e é importante discernir e ser objetivos para agir. Não vá ser como o conto do Lobo e as ovelhas, que diante de um alarme genuíno depois não agimos por suposição errada”, acrescentaram.
“Assim que os resultados do laboratório estiverem disponíveis, serão divulgados. E reiteramos nosso agradecimento àqueles que entraram em contato conosco para se manterem informados antes de emitir opiniões infundadas. Essa é a participação genuína para resolver o problema”, finalizou o texto.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!