Uma pesquisa realizada pela empresa de pesquisa Voices! na Argentina mostrou um notável aumento na adoção de animais de estimação, especialmente entre mulheres e jovens adultos. Essa tendência atingiu 97% nos lares com animais domésticos em 2023. A maioria das pessoas prefere adotar animais em vez de comprá-los, o que fortalece o vínculo entre eles ao longo do tempo.
A pesquisa, realizada em 2023, revelou que 8 em cada 10 homens e mulheres convivem com animais de estimação em seus lares. Desde a primeira pesquisa em 2018, a presença de animais de estimação aumentou significativamente, passando de 60% para 70% entre 2018 e 2020, e alcançando 79% em 2023. Esses dados refletem o profundo compromisso dos cidadãos com seus animais.
Cães e gatos: uma convivência harmoniosa
O estudo mostrou que 84% dos entrevistados têm cães, enquanto 55% têm gatos, evidenciando um crescimento de 40% para 55% na posse de gatos em seis anos. Outra descoberta relevante foi a quebra do mito de que cães e gatos não podem conviver juntos, já que em 42% dos lares coexistem em harmonia.
A adoção de animais de estimação teve um crescimento notável: 97% dos donos de gatos e 90% dos donos de cães preferem adotar seus companheiros de quatro patas em vez de comprá-los. Esses dados superam as medições de anos anteriores pela entidade de pesquisa.
Os argentinos preferem adotar
A conexão emocional entre os argentinos e seus animais de estimação
Noventa por cento dos entrevistados, incluindo mulheres e jovens adultos, fazem o possível para evitar que seus animais de estimação fiquem sozinhos em casa por muito tempo. Noventa e sete por cento dos donos de cães e gatos consideram seus animais de estimação como membros da família.
Em 80% dos casos, pessoas com trabalhos remotos escolhem a companhia de um gato ou um cão em casa. As atividades que realizam juntos incluem conversas carinhosas, caminhadas ao ar livre e compartilhamento de fotos ou vídeos em redes sociais, o que demonstra a profunda conexão emocional entre os argentinos e seus animais de estimação.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!