Uma ótima notícia chegou para fechar 2024 e dar as boas-vindas a 2025: nasceram duas ninhadas de filhotes de lontra gigante no Parque Iberá.
A Fundação Rewilding Argentina trouxe a novidade ao se juntar ao bem-sucedido programa de recuperação da espécie: ela havia sido extinta no território argentino.
Nasceram filhotes de lontra gigante no Iberá: quantos exemplares são
Os filhotes, nascidos dos casais Coco e Nima, estão atualmente em recintos dentro do parque. Ali se preparam para ir às águas livres do norte argentino.
Essas novas ninhadas mostram o progresso do primeiro projeto no país dedicado à recuperação de um mamífero que estava extinto.
Com a chegada dos filhotes, já são três os casais reprodutivos de lontras gigantes que estão criando seus filhotes. Desempenham assim um papel crucial na restauração desta espécie, considerada um predador de topo nos ecossistemas aquáticos.
O sucesso deste programa marca um marco na conservação da biodiversidade argentina e reforça o compromisso da organização com a restauração ecológica nos ecossistemas do país.
“Fechamos o ano celebrando que este projeto continua avançando favoravelmente”, expressou a fundação em um comunicado.
Como é a lontra gigante
Nativa da América do Sul, é a maior lontra do mundo, podendo medir até 1,8 metros. Na Argentina, habitava a bacia dos rios Paraná e Uruguai, mas sua população foi se retraindo para o norte.
Ao contrário dos outros mustelídeos, é uma espécie social, com grupos familiares que costumam ter de três a oito membros. Esses grupos são baseados em um casal reprodutor dominante e são extremamente unidos e cooperativos.
Já conheces o nosso canal no YouTube? Subscreve-te!