O rinoceronte mais raro do mundo recebe um novo nome

Más leídas

Um estudo recente liderado pelo zoólogo Francesco Nardelli e pelo paleontólogo Kurt Heibig propõe uma nova classificação para o rinoceronte mais raro do mundo, o rinoceronte de Java, com base em diferenças significativas em sua aparência e comportamento em comparação com seu parente mais próximo, o rinoceronte indiano. A pesquisa, publicada na revista ZooKeys, sugere que a evolução independente de ambas as espécies justifica uma nova denominação científica para a espécie de Java: Eurhinoceros sondaicus.

Os rinocerontes de Java e da Índia evoluíram em ambientes diferentes, o que resultou em notáveis diferenças anatômicas e ecológicas. O rinoceronte de Java, atualmente confinado na península de Ujung Kulon, na Indonésia, possui um crânio mais fino, um nariz curto e dentes adaptados para mastigar folhas. Sua pele apresenta um padrão poligonal distintivo e as fêmeas, ao contrário de qualquer outro rinoceronte atual, não possuem chifres.

Por sua vez, o rinoceronte indiano, que habita as pradarias ribeirinhas do norte da Índia e Nepal, possui um crânio mais robusto e dentes especializados para pastar grama. Além disso, seu físico é consideravelmente maior, com machos que podem ultrapassar os 2.000 quilos. Essa diferença na estrutura corporal também se reflete em seu comportamento: enquanto o rinoceronte de Java é solitário, o rinoceronte indiano costuma estabelecer áreas de isolamento temporário.

rinoceronte de Java
rinoceronte de Java

As adaptações dependem dos alimentos

Os pesquisadores explicam que as adaptações dos grandes mamíferos terrestres estão intimamente relacionadas com a diversidade de alimentos disponíveis em seu habitat. No caso dos rinocerontes, essa relação se manifesta na variação de suas morfologias dentais e cranianas. A evidência fóssil confirma que essas diferenças evoluíram de forma independente ao longo de milhões de anos, o que apoia a proposta de reclassificação.

Segundo os especialistas, reconhecer o rinoceronte de Java como um gênero distinto não só fornece uma melhor compreensão de sua história evolutiva, mas também oferece um quadro mais claro para sua conservação. “Uma classificação refinada permite o desenho de estratégias de proteção mais adequadas para esses animais, cuja situação na natureza é crítica”, concluem os autores do estudo.

Rinoceronte de Java. Foto: Gizmodo.
Rinoceronte de Java. Foto: Gizmodo.

O que diferencia os rinocerontes de Java dos rinocerontes indianos?

Em termos gerais, o rinoceronte de Java é mais pequeno do que o rinoceronte indiano, uma vez que pesa entre 800 quilos e 2,5 toneladas, enquanto o rinoceronte indiano mais pequeno não pesa menos de 1.600 quilos.

Outra diferença entre estas espécies são os seus chifres. Embora ambos tenham um único chifre, o que os diferencia é que no caso dos rinocerontes de Java, apenas os machos desenvolvem chifres. Além disso, estes últimos também se distinguem por suas habilidades de natação, que não são tão boas como as dos rinocerontes indianos.

No entanto, há um ponto que os une, já que o rinoceronte de Java, uma das espécies de rinoceronte mais raras, encontra-se em perigo crítico de extinção, enquanto o rinoceronte indiano é classificado como Vulnerável na Lista Vermelha da IUCN.

Fonte: INVDES-Europapress.es

Já conheces o nosso canal de YouTube? Subscreve!

Últimas noticias

Forte rejeição ao projeto de lei que autoriza a venda de madeira de desmatamento.

Diversas organizações civis manifestaram um forte repúdio a um projeto de lei que permitiria a comercialização de madeira de...

Noticias relacionadas