Os observadores de aves alcançaram um novo recorde há algumas semanas. No último sábado, 12 de outubro, milhares de pessoas de 201 países atingiram um marco histórico.
Documentaram 7800 espécies de aves em um único dia, o equivalente a mais de 70% de todas as espécies conhecidas no planeta.
Isso ocorreu no âmbito de um evento conhecido como o “Grande Dia” para observadores de aves. Não só quebrou um recorde mundial, mas também marcou um momento importante para a ciência cidadã na ornitologia.
### O “Grande Dia” dos observadores de aves
Esse tipo de iniciativa em massa oferece à ciência uma visão global e sem precedentes da diversidade avícola em todos os continentes.
![Avistamento de aves em campos agrícolas](https://storage.googleapis.com/media-cloud-na/2024/03/AVISTAJE-DE-AVES-EN-LAGUNAS-DE-ARIAS-3-1024×576.jpg)
O feito de documentar 7800 espécies em um dia revela a ambição e a eficácia dos observadores de aves em todo o mundo. Participaram 748.000 pessoas, que também registraram suas observações através de 66.000 fotografias.
As imagens agora fazem parte de uma valiosa biblioteca científica para o estudo da biodiversidade global.
Esse volume de registros e fotografias torna o Grande Dia um recurso incomparável para a pesquisa, pois permite comparar e analisar a presença e distribuição de espécies de uma forma que até pouco tempo era inimaginável.
Já conheces o nosso canal do YouTube? Subscreve-te!