O desmatamento, as mudanças climáticas e a ação do homem fizeram com que várias espécies fossem deslocadas de seu habitat natural, razão pela qual muitos animais deixaram de ser vistos. Isso é o que aconteceu com as pumas que foram avistadas novamente no Parque Nacional del Puerto Gaboto depois de muito tempo.
Esses felinos são um dos mamíferos de maior porte que habitam em todo o país, exceto na Terra do Fogo. Desta vez, a puma concolor foi avistada na província de Santa Fe graças às câmeras de armadilha instaladas na área natural, um fato que destaca a importância de manter os locais de conservação.
Sua aparição é uma prova suficiente para que possa ser incorporada à lista de mamíferos de área protegida. Embora existam poucos registros da presença dessas pumas na ecorregião do Delta e Ilhas do Paraná, a verdade é que se trata de um predador que pode afetar a estrutura das populações de suas presas.
Por outro lado, os pesquisadores garantem que sua presença no Parque Nacional del Puerto Gaboto pode causar mudanças nos padrões de biodiversidade da região.
O que fazer diante da presença das pumas?
As pumas são um dos mamíferos de maior porte da região, por isso podem ser perigosas se se sentirem ameaçadas. Por essa razão, os especialistas recomendam levar em consideração os seguintes conselhos:
- Não se aproxime do animal, mantenha a calma, olhe para a puma e levante os braços para parecer o maior possível.
- Dê sempre à puma uma chance de sair. Para isso, deve-se recuar lentamente e garantir uma rota de fuga.
- Não fuja, nem se agache ou se curve.
- Vocalize. Fale com calma e regularidade.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!