Pela primeira vez, um golfinho híbrido foi encontrado na costa de Rio Negro.

Más leídas

Encontraram um exemplar de **golfinho-cruzado** nas costas de **Las Grutas, Río Negro, pela primeira vez.** O animal morreu pouco depois de ser detectado.

O corpo foi levado para o Centro de Pesquisas Marinhas Almirante Storni (CIMAS) para estudo. Sua presença é **fundamental para o estudo científico e ambiental** da espécie, afirmam os especialistas.

Pessoal da **Subsecretaria de Fauna Silvestre** e do **Sistema Provincial de Áreas Naturais Protegidas** receberam o alerta sobre o avistamento e imediatamente iniciaram uma operação.

O corpo do golfinho encontrado na costa de Río Negro. (Foto: Governo de Río Negro).

Trabalharam em conjunto a **Prefeitura Naval Argentina**, a **Polícia de Río Negro** e o **Corpo de Salva-Vidas de San Antonio Oeste**.

Golfinho-cruzado em Río Negro: analisarão o corpo do exemplar

Segundo relataram, o animal **nadava com dificuldade** a poucos metros da costa e estava prestes a morrer.

Foi realizada uma busca em várias praias com pessoal do CIMAS e o cetáceo foi localizado numa área próxima a **San Antonio Oeste**.

Posteriormente, ele foi levado para as instalações do centro de pesquisa, onde foi realizada a **necropsia correspondente**.

Os estudos poderão fornecer **informações sobre as causas da morte** e contribuir para o conhecimento da biologia desta espécie, da qual existem poucos registros.

Questionado sobre o problema dos encalhes na região, o guarda-florestal **Sebastián Ortega**, de San Antonio, explicou que aumentaram. “Do ponto de vista estatístico”, esclareceu.

“Mas isso poderia estar relacionado ao **aumento da população de cetáceos**, como a **baleia-franca-austral**, nas costas de Río Negro, o que tem levado a mais encalhes acidentais”, destacou.

A descoberta deste exemplar representa uma oportunidade única para a ciência e reforça a importância do monitoramento e conservação da vida marinha na província.

Como é o golfinho-cruzado

Assim é o golfinho-cruzado. (Foto: Wikipedia).

O **golfinho-cruzado** (**Lagenorhynchus cruciger**) é uma espécie de cetáceo odontoceto da família Delphinidae. É um pequeno golfinho que habita águas antárticas e subantárticas.

Historicamente, foi visto poucas vezes. Foi identificado pela primeira vez como nova espécie por Quoy e Gaimard em 1824 a partir de um desenho feito no Pacífico Sul em 1820.

De cor **branca e preta**, era conhecido entre os baleeiros como a “vaca marinha”.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

As tartarugas marinhas antecipam sua nidificação diante das mudanças climáticas.

As tartarugas marinhas estão modificando seus padrões de nidificação em resposta ao aumento das temperaturas, conforme revelam estudos recentes....

Noticias relacionadas