Programa de Pesquisa da Baleia Franca Austral é premiado.

Más leídas

O **Programa de Pesquisa da Baleia Franca Austral**, desenvolvido pelo **Instituto de Conservação de Baleias** (ICB), foi reconhecido pela Legislatura de Chubut e pelo município de Puerto Pirámides, que lhe concederam **uma distinção** e o declararam de **interesse científico, educacional, ambiental, social e cultural por suas principais iniciativas**. Essas distinções destacam o impacto do trabalho contínuo por mais de cinco décadas na proteção da [biodiversidade marinha.].

Em 2024, o município de Puerto Pirámides (DECLARAÇÃO N° 22/24 C.D.P.P.) e a Legislatura de Chubut (RESOLUÇÃO N° 363/24-HL) destacaram como de **interesse estratégico** o **Programa de Pesquisa da Baleia Franca Austral** e seus projetos científicos associados, o **Programa Educacional “Aproximando as Baleias à sua Escola”** e o **Programa de Monitoramento Sanitário da Baleia Franca Austral**.

Esses programas forneceram **dados científicos essenciais sobre a ecologia e o estado de conservação** da baleia franca austral, espécie emblemática da Península Valdés e do Mar Argentino. As informações coletadas pela instituição desde a década de 1970 são fundamentais para a elaboração de planos de manejo locais e internacionais e para iniciativas de educação ambiental e turismo responsável.

Na verdade, o Programa de Pesquisa, iniciado pelo Dr. Roger Payne e continuado por mais de 30 anos pela equipe do ICB, contou com o apoio da comunidade de Puerto Pirámides, empresas, a Marinha Argentina e autoridades locais e nacionais. A partir do histórico “Campamento 39” no Golfo San José, foram realizados **vários estudos de fotoidentificação e monitoramento biológico** que contribuíram para decisões globais para a conservação de uma das espécies mais emblemáticas do país.

Monitoramento de baleias francas.
Monitoramento de baleias francas.

Um acordo chave para fortalecer a conservação da baleia franca austral

Os avanços do Programa de Pesquisa da Baleia Franca Austral levaram à assinatura de um **Acordo-quadro de Cooperação, Assistência Técnica e Complementação** entre o ICB e o Ministério do Turismo e Áreas Protegidas de Chubut. Este acordo, assinado pelo ministro Diego Lapenna e pelo presidente do ICB, Diego Taboada, formaliza a colaboração existente e abre **novas oportunidades para proteger as baleias e a biodiversidade** nas **Áreas Naturais Protegidas** (ANP).

De fato, o acordo permitirá articular ações baseadas em 54 anos de pesquisa, equilibrando o desenvolvimento produtivo com a conservação da biodiversidade marinha e costeira. Nesse sentido, Diego Taboada destacou a importância desses reconhecimentos, pois refletem **o compromisso da província com a preservação da biodiversidade**.

Mesmo a recuperação das baleias francas austrais **poderia ser tomada como uma mensagem esperançosa, mas também um lembrete dos desafios pendentes**. A articulação com a comunidade e as autoridades seria a chave para intensificar os esforços diante da **crise ambiental global**. Esse compromisso conjunto garante que as próximas gerações possam desfrutar e proteger a riqueza natural de Chubut e do Mar Argentino.

Qual é o estado da baleia franca austral?

A baleia franca austral (Eubalaena australis) é **uma espécie emblemática da Patagônia argentina**. Cerca de 600 exemplares dessa espécie chegam às costas do sul do país entre junho e novembro de cada ano para se reproduzir, dar à luz e cuidar de seus filhotes.

Graças aos esforços de diferentes organismos ambientais, **essas baleias puderam se recuperar do grave declínio de sua população**, uma vez que estavam à beira da extinção. Antes das caças que afetaram essa espécie, estima-se que havia cerca de 100 mil exemplares, dos quais atualmente restam apenas cerca de 7.000.

Dentre os esforços para o bom estado de conservação das baleias na Argentina está **a proteção nas águas territoriais do país e internacionalmente** pela Comissão Baleeira Internacional e pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora (CITES), bem como **sua designação como Monumento Natural** em 1984. Essas medidas deram frutos ao possibilitar que sua população crescesse 7% ao ano.

Fonte: ballenas.gob.ar

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Explore Parque Patagônia Azul: três campings gratuitos na costa atlântica de Chubut

Nos acampamentos gratuitos do Parque Patagonia Azul, localizado na província de Chubut, as dunas se fundem com o vento...

Noticias relacionadas