Em breve, haverá um **[novo yaguareté em Iberá](https://noticiasambientales.com/ciencia/descubren-un-nuevo-yaguarete-en-formosa/)** e serão mais de 35 os exemplares na região. “Takajay”, um jovem macho, está pronto para ser reintroduzido em seu ambiente natural.
Ele é filho de **Qaramta**, um grande macho selvagem do Impenetrável. A novidade foi divulgada pela **Fundação Rewilding Argentina**.
## Reintrodução de um novo yaguareté em Iberá: como será feita
A repopulação de yaguaretés nos Esteros del Iberá continua a dar frutos.
A fundação afirmou que a reintrodução de Takajay no pântano correntino proporcionará **variabilidade genética à população** que já foi reintroduzida e que atualmente conta com mais de 35 yaguaretés vivendo em liberdade.
“Os parques nacionais Iberá e El Impenetrável, e as províncias de Corrientes e Chaco têm uma longa história de trabalho conjunto para a recuperação do ‘tigre criollo’. E a iminente libertação de Takajay fortalece ainda mais este projeto único no mundo”, afirmaram da Fundação Rewilding Argentina à imprensa.
A organização compartilhou a novidade com um vídeo nas redes sociais, onde o felino é visto desde filhote.
## O yaguareté, em perigo crítico: as principais ameaças
Na Argentina, o yaguareté é **protegido pela** **[Lei Nacional 22.421 de Conservação de Fauna](https://noticiasambientales.com/medio-ambiente/dramatico-en-los-ultimos-50-la-perdida-de-biodiversidad-llego-al-73/)** a nível nacional.
Além disso, várias normas emitidas em várias províncias reforçam essa proteção, além de ter sido **declarado monumento natural nacional em 2001**.
É uma das **10 espécies de felinos silvestres** (além da onça-parda, do gato-mourisco, do jaguatirica, da tirica, do gato-maracajá e dos gatos margay, andino, do mato e do pajonal) que habitam na Argentina.
No entanto, é **uma espécie em perigo de extinção**, vítima da caça ilegal e da perda de habitat, entre outras ameaças como atropelamentos, que aumentaram nos últimos anos.
## Quantos yaguaretés existem no país
No início do século XX, seu **habitat se estendia até a Patagônia** argentina, mas desde então sua distribuição foi reduzida em 95%.
No país, **restam menos de 250 yaguaretés**, até onde se tem conhecimento. Já se extinguiram no Uruguai e em El Salvador.
É considerado uma espécie “indicadora” da **saúde do ambiente**, pois desempenha um papel importante na **manutenção de sistemas naturais** que fornecem serviços ecossistêmicos vitais para o bem-estar da natureza e das pessoas.
Portanto, sua **conservação e a de seu habitat** protegem indiretamente outras espécies de flora e fauna.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!