Sob a luz da lua, as corujas brancas tornam-se praticamente invisíveis.

Más leídas

Uma equipe multidisciplinar de cientistas investigou o camuflagem noturna das corujas brancas e concluiu que elas se tornam “invisíveis” à luz da lua, conseguindo se camuflar tanto quando agem como predadores quanto quando se sentem presas.

Esta cor branca chamativa pode ser uma adaptação que as torna mais difíceis de serem vistas por suas presas quando voam contra o céu noturno.

Os pesquisadores, liderados por cientistas da Estação Biológica de Doñana (EBD-CSIC), publicaram suas descobertas na revista PNAS. O camuflagem é considerado um fenômeno diurno, mas os pesquisadores questionaram se um animal pode se camuflar durante a noite.

A coruja comum (Tyto alba), com sua plumagem branca ventral, é diferente das outras aves de rapina noturnas e apresenta plumagens com desenhos complexos que as escondem em seu ambiente.

Juan José Negro, especialista em ecologia do comportamento e pesquisador da Estação Biológica de Doñana, explicou que a plumagem branca poderia representar um tipo de camuflagem noturna.

A ocultação da coruja ocorreria quando o contraste entre o predador e o céu está abaixo do limiar de detecção visual de suas presas, tipicamente roedores que procuram alimento no chão.

A relação entre a luz da Lua e as corujas brancas

Efeito da luz da Lua sobre as corujas brancas

A invisibilidade para o rato é proposta que não ocorre em noites completamente nubladas ou sem lua, mas em noites claras, a isotropia do brilho do céu é alterada se a lua estiver presente.

Isso permite uma compensação entre a luz da abóbada celeste atrás da coruja e a luz refletida por ela em direção ao chão onde está a presa, tornando a coruja quase indetectável para o rato.

Esses resultados estão de acordo com observações anteriores que indicam que, em noites de lua cheia, as corujas mais brancas conseguem capturar mais presas do que as mais escuras. Isso sugere que a cor branca pode ser uma vantagem adaptativa em certas condições de luz noturna.

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Preocupação pelos impactos ambientais do projeto de um navio liquefactor no Golfo San Matías

À medida que avança o projeto Vaca Muerta Oil Sur em Rio Negro, surge uma nova preocupação pelos impactos...

Noticias relacionadas