O Hospital Civil de Málaga, Espanha, lançou uma iniciativa chamada “Seu animal de estimação o acompanha“. Trata-se de um programa que permite aos pacientes em cuidados paliativos compartilhar tempo e se despedir de seus animais de estimação.
O projeto faz parte da Terapia Assistida por Animais (TAA), cujo principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas diagnosticadas com doenças terminais.
Como funciona Seu animal de estimação o acompanha
O projeto é destinado aos pacientes terminais internados na unidade de cuidados paliativos, pertencente ao serviço de Medicina Interna do Hospital Regional Universitário de Málaga.
Em todos os casos, eles devem ter expressado explicitamente seu desejo de se despedir de seus animais de estimação.
O impacto na saúde.
Segundo informações do centro em um comunicado, até o momento, a terapia assistida por animais na unidade de cuidados paliativos se concentra apenas em visitas de animais de estimação autorizadas e identificadas.
O objetivo principal é que essas visitas sejam realizadas de forma “confortável e segura”, não apenas para o paciente, mas também para outras pessoas internadas, familiares, profissionais de saúde e, também, para o animal.
A terapia com animais
A terapia com animais demonstrou ter um efeito ansiolítico notável. Isso ajuda a mitigar os sentimentos de isolamento e solidão que são comuns nessas circunstâncias.
O hospital destacou para a imprensa local que existem numerosos estudos que apoiam isso. A interação com animais, especialmente os de companhia, exerce um “impacto positivo significativo”. Isso é visto na redução dos níveis de estresse e ansiedade em pacientes com doenças terminais.
“Desde o hospital somos conscientes do que significa para uma pessoa estar internada, e é por isso que promovemos iniciativas de humanização da saúde”, expressou a supervisora da unidade de cuidados paliativos, María Teresa Moyano ao La Opinión de Málaga.
“Essas iniciativas resultam em uma atenção integral baseada no respeito e no valor da pessoa, individualizando cada caso de acordo com suas necessidades”, acrescentou.
O impacto positivo na saúde de abraçar seu cachorro
Os animais de estimação, especialmente os cães, se tornaram companheiros inseparáveis para muitas pessoas.
Para além do afeto e da fidelidade que oferecem, diversos estudos demonstraram que conviver com esses animais tem um impacto positivo na saúde física e mental de seus donos.
Entre as várias demonstrações de carinho compartilhadas com eles, abraçá-los é uma das mais especiais e, ao mesmo tempo, uma fonte de bem-estar.
Os animais de estimação e o impacto benéfico na saúde.
O ato de abraçar um cachorro vai além de uma simples demonstração de afeto. Segundo especialistas do Hospital Houston Methodist, essa ação pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade, proporcionando uma sensação de calma e segurança.
Além disso, os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH) afirmaram que a conexão entre humanos e animais de estimação favorece o estado de espírito e diminui a sensação de solidão.