Tráfico de fauna em Mendoza: resgataram filhotes de jacaré, tartarugas e caranguejos que eram vendidos pela internet.

Más leídas

Numa nova operação contra o tráfico de fauna, o Ministério de Energia e Meio Ambiente de Mendoza liderou o resgate de animais que estavam sendo vendidos pela internet.

Em uma ação conjunta com o Ministério Público Fiscal e o de Segurança, foram detectados filhotes de jacaré, caranguejos e tartarugas.

Tráfico de fauna em Mendoza: os animais resgatados

Após uma investigação conjunta, foram encontrados dois exemplares de jacaré overo (Caiman latirostris), dois caranguejos de água doce (espécie a determinar), uma tartaruga campainha (Phrynops hilarii) e uma tartaruga jacaré (Macrochelys temminckii).

Tráfico de fauna em Mendoza: os animais resgatados. Tráfico de fauna em Mendoza: os animais resgatados.

Os animais estavam em uma residência particular no departamento de Luján de Cuyo, onde eram mantidos em condições de cativeiro inadequadas e sem documentação legal que respaldasse a sua posse.

O diretor de Biodiversidade e Ecoparque, Ignacio Haudet, destacou o impacto positivo da criação da Unidade Fiscal de Crimes contra o Meio Ambiente e não Especializados. Segundo indicaram, melhorou a eficiência na proteção ambiental.

Por sua vez, Adrián Gorrindo, chefe do Departamento de Fauna, detalhou que foi fundamental que as espécies estivessem sendo oferecidas nas redes sociais para serem detectadas. Além disso, destacou a colaboração com a Brigada de Controle Ambiental da Nação e outras jurisdições provinciais.

Como foi a operação

A ação começou após a investigação do Departamento de Fauna Silvestre da Direção de Biodiversidade e Ecoparque, cujos dados foram compartilhados com o Escritório Fiscal de Crimes Ambientais.

Assim, avançaram rapidamente com a operação que culminou no resgate dos exemplares e na identificação do responsável. A pessoa foi colocada à disposição da Justiça e enfrenta sanções administrativas e penais.

Os animais resgatados foram transferidos pela Polícia Rural para o Centro de Resgate e Conservação de Fauna da Fundação Cullunche. Lá, especialistas avaliam o seu estado de saúde e trabalham em sua recuperação.

A Direção está realizando gestões para transferir as espécies para fora da província, em coordenação com outras, para garantir o seu cuidado e conservação em locais adequados.

Um dos exemplares resgatados. Um dos exemplares resgatados.

Uma rede internacional?

Apesar da boa notícia do resgate dos animais e da detenção do responsável, as autoridades sugeriram a possibilidade de algo maior.

Não descartam a possibilidade de estarem lidando com um elo ligado a uma rede internacional de crime organizado.

Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Um paraíso turquesa entre Catamarca e Tucumán: o rio Aguada del Cobre.

Na fronteira entre Catamarca e Tucumán, encontra-se um recanto de extraordinária beleza que parece saído do Caribe: o rio...

Noticias relacionadas