Uma verdadeira tragédia em um abrigo de gatos nos Estados Unidos gerou comoção. O proprietário e cuidador, Chris Arsenault, morreu em um incêndio no local enquanto tentava resgatar os animais.
Além disso, estima-se que a catástrofe causou a morte de dezenas de gatos que viviam lá.
Tragédia em um abrigo de gatos nos Estados Unidos
Este santuário de gatos, chamado Happy Cat Sanctuary, está localizado em Long Island, Nova York.
Resgatam e buscam realocar os gatos sobreviventes. (Foto: AFP).
Arsenault, de acordo com informações da mídia local, faleceu tentando resgatar os felinos do sinistro, que ocorreu na segunda-feira.
Bombeiros e policiais fizeram um intenso esforço para proteger os animais sobreviventes. O incêndio, segundo um relatório da Polícia do Condado de Suffolk, começou na residência de Arsenault por volta das 7h15.
“Ele tentava apagar o fogo e entrava e saía da casa várias vezes para resgatar os gatos, mas depois entrou e não saiu mais”, relatou Lisa Jaeger, voluntária do abrigo. “Saiu, entrou e saiu com suas últimas forças, porque era assim que ele era”, acrescentou.
As autoridades ainda não determinaram o número exato de animais falecidos. No momento, os resgatistas instalaram comedouros no local enquanto buscam abrigo para os gatos encontrados.
“Temos comida a caminho e veterinários de plantão”, confirmou Frankie Floridia, da organização Strong Island Animal Rescue, à mídia local. Estima-se que há 200 gatos sobreviventes.
O que se sabe sobre o incêndio
Assim era o refúgio Happy Cat Sanctuary. (Foto: Happy Cat Sanctuary).
Embora seja muito cedo, conforme indicaram os resgatistas, para fornecer respostas precisas, acredita-se que o incêndio tenha começado com uma explosão na casa do cuidador.
A Câmara Municipal de Brookhaven, por sua vez, informou que vinha investigando “múltiplas infrações contra a propriedade e o proprietário” do imóvel, devido a reclamações de vizinhos. O proprietário, afirmam, planejava se mudar do bairro em um futuro próximo.
Após a tragédia, outros resgatistas de animais foram ao local para homenagear Arsenault, que fundou o santuário há 20 anos após a morte de seu filho em um acidente de moto.
Segundo vizinhos e protetores de animais, o homem cuidava dos gatos de forma muito dedicada, garantindo que estivessem bem alimentados e protegidos.
Um advogado da prefeitura de Brookhaven declarou à CBS News New York que “a prefeitura estava trabalhando com o proprietário para garantir que suas instalações estivessem em conformidade com os códigos de construção municipais e estaduais”.
O fundador faleceu ao tentar resgatar os gatos.
Além disso, ele informou que nos últimos meses, conseguiram realocar entre 60 e 80 de seus gatos em um novo santuário no norte do estado, para onde ele esperava ansiosamente se mudar.
Já conheces nosso canal no YouTube? Subscreva-se!