Venezuela busca salvar o condor andino: restam apenas 10 exemplares.

Más leídas

A Venezuela enfrentou um plano decidido para salvar o **condor andino**. Apenas sobrevivem **10 exemplares em cativeiro no país**. Além disso, a maioria são parentes próximos.

Para reverter a situação, a organização **Mundo Safari** lidera o plano, focado na **conservação, reprodução e eventual libertação** desta espécie em seu ambiente natural.

## Venezuela: como é o plano para salvar o cóndor andino
O responsável pelo projeto, **Adrián Carrero**, explicou que estão sendo negociados acordos para trazer fêmeas de outros países para o país.

O objetivo, disse, é **diversificar a genética do grupo atual** porque seis dos condores venezuelanos são irmãos e vivem com seu pai, o que complica sua reprodução, conforme publicado pela **Rádio Fe y Alegría**.

Além do cóndor andino, o programa inclui a **proteção de outras espécies em risco** como o rei abutre, a cascavel dos Andes, o papagaio-de-cabeça-azul e a arara militar.

O centro opera na área de **El Pedregal**, na estrada andina de Tabay, no estado de Mérida.

ver condores andinos
Cóndores andinos.

Carrero também esclareceu um erro comum, que costuma confundir sobre o comportamento. O condor não é uma ave de rapina. **“Não caça, se alimenta de carniça**. É uma das aves mais grandes do mundo, mas não é um predador”, afirmou.

O projeto inclui uma linha educativa voltada para escolas e comunidades. Recentemente, estudantes da Escola Ana Romelia Vielma visitaram o centro e compartilharam o que aprenderam sobre a vida selvagem. Para Sergio Salazar, um professor, a experiência representa uma oportunidade para ensinar fora da sala de aula.

A equipe da Mundo Safari insiste que o futuro de muitas espécies depende não apenas dos centros de conservação, **mas do respeito e compromisso da sociedade** com a vida selvagem.

## A importância do condor andino

condor andino
condor andino

O condor andino (*Vultur Gryphus*) é uma espécie emblemática da América do Sul e é considerado um patrimônio cultural e natural do continente.

Na Argentina, é encontrado ao longo da Cordilheira dos Andes, em províncias como **Catamarca, Jujuy, Tucumán, Salta, Terra do Fogo** e na região central do país.

Alimenta-se de carniça, portanto, **desempenha um papel inestimável nos ecossistemas**. Ao consumir animais mortos, evita a proliferação de bactérias que podem causar doenças em humanos. Além disso, ajuda a controlar a população de outras espécies necrófagas e assim contribui para manter o equilíbrio do ecossistema.

Últimas noticias

O desprendimento de um glaciar no Peru transformou um treinamento em um resgate real.

Durante um treinamento do curso internacional de resgate em montanha, realizado na montanha Vallunaraju, localizada no Parque Nacional Huascarán,...

Noticias relacionadas