Jane Goodall recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade em 2025 nos Estados Unidos.

Más leídas

A primatóloga e ativista britânica **[Jane Goodall](https://noticiasambientales.com/bienestar/jane-goodall-espera-que-la-cop16-suponga-un-mayor-cambio-para-el-mundo/)** recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade 2025. Trata-se da mais alta honra civil dos **Estados Unidos**, concedida a um total de 13 pessoas por ano.

A cientista fez parte desse grupo, que recebeu as honras das mãos do presidente **Joe Biden**. É concedida a líderes de diferentes áreas, como ciência, esportes e justiça social.

## Jane Goodall com a Medalha Presidencial da Liberdade nos Estados Unidos

A renomada primatóloga fez parte do grupo de quatro mulheres que receberam o prêmio. A ela se juntaram **Hillary Clinton, Fannie Lou Hamer e Anna Wintour**.

![Jane Goodall, premiada nos Estados Unidos.](https://storage.googleapis.com/media-cloud-na/2025/01/images.jpeg)

[Goodall](https://noticiasambientales.com/compromiso-ambiental/la-primatologa-jane-goodall-tiene-una-barbie-a-su-imagen-hecha-con-plastico-reciclado/) é uma figura distinta e muito querida no mundo da **conservação do ambiente e da vida selvagem**. Seu trabalho pioneiro de pesquisa sobre primatas teve um grande impacto no mundo, assim como sua incansável defesa da preservação do meio ambiente.

“Esta distinção é um reconhecimento ao seu trabalho científico e **incessante compromisso com a proteção de nosso planeta** e seus habitantes”, comemoraram nas redes sociais do Instituto que fundou.

## O emblemático trabalho de Jane Goodall

Em **1960**, aos 26 anos, ela viajou para a Tanzânia e começou suas observações em Gombe, onde fez descobertas notáveis sobre a vida social e o uso de ferramentas pelos **chimpanzés**.

Essas descobertas desafiaram as ideias predominantes sobre o que separa os humanos de outros animais, mudando para sempre o campo da primatologia.

Após suas descobertas revolucionárias sobre esses animais, Goodall foi aceita na **Universidade de Cambridge** onde obteve um doutorado (PhD) em etologia.

Em **1977**, fundou o Instituto Jane Goodall, que promove a pesquisa e [a educação ambiental](https://noticiasambientales.com/compromiso-ambiental/como-la-educacion-ambiental-puede-empoderar-a-ninos-y-ninas/) em todo o mundo. Possui um total de 30 sedes ao redor do planeta e é altamente reconhecido por seus programas de conservação e desenvolvimento na **África**, inovadores e centrados na comunidade.

## A visita à Argentina

![Jane Goodall no Parque Nacional Iguazú](https://storage.googleapis.com/media-cloud-na/2024/08/jane-goodall-1.jpg)

Em 2024, como parte de sua turnê pela América Latina e da celebração de seus 90 anos, a cientista visitou a província de Misiones, onde ministrou uma palestra aberta intitulada “[**Razões de Esperança**](https://noticiasambientales.com/medio-ambiente/el-parque-nacional-iguazu-recibe-a-jane-goodall/)”.

Foi organizada conjuntamente pelo Instituto Jane Goodall Argentina, Instituto Misionero de Biodiversidad (**IMiBio**), Ministério de Ecologia e R. N. R de Misiones, Governo da Província de Misiones, Universidade Nacional de Misiones (**UNaM**) e Fundação Temaikén, juntamente com o Centro de Sobrevivência de Espécies da Argentina (**CSS-UICN**).

[Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!](https://www.youtube.com/channel/UCrYLIWysAyv4m833zGAQ02g)

Últimas noticias

O carregador USB-C universal ajudará a reduzir 11.000 toneladas de resíduos eletrônicos por ano.

A implementação do carregador universal nos países da União Europeia é uma realidade. Esta diretiva europeia permitirá aos consumidores...

Noticias relacionadas