Antes de chegarem à mesa das casas, as frutas e verduras passam por um processo que inclui o uso de pesticidas e pesticidas, substâncias que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), podem ser potencialmente tóxicas para os seres humanos e causar efeitos adversos após uma exposição prolongada.
Neste contexto, a correta desinfecção dos alimentos torna-se fundamental, especialmente se busca evitar produtos químicos adicionais. O cientista e divulgador Heinz Wuth, conhecido nas redes como @soycienciaycocina, compartilhou um método simples e eficaz para reduzir a presença de pesticidas em frutas e verduras sem necessidade de compostos extras.
“A melhor maneira de eliminar pesticidas é com água”, assegura Wuth. Em um de seus vídeos virais, ele explica que a maioria dos pesticidas utilizados nas culturas são hidrossolúveis, o que significa que podem se dissolver facilmente ao entrar em contato com água. Segundo o especialista, esfregar os alimentos sob a torneira pode eliminar mais de 90% dessas substâncias.

Como seria a lavagem ideal?
O procedimento recomendado inclui quatro etapas-chave:
- Deixar os alimentos em água por alguns minutos.
- Remover ou esfregar com as mãos ou uma escova suave.
- Filtrar a água usada para descartar resíduos.
- Guardar as frutas e verduras limpas corretamente.
O vinagre ou bicarbonato funcionam?
Muitos acreditam que o vinagre ou o bicarbonato potencializam a limpeza. No entanto, Wuth desmonta esse mito: “Adicionar bicarbonato ou vinagre não faz diferença. Embora as bolhas nos façam pensar que limpa mais, não melhora a eliminação de pesticidas e, na verdade, pode ser um gasto desnecessário”.
Embora os efeitos dos pesticidas geralmente estejam ligados a exposições prolongadas e em grandes quantidades, adotar hábitos de limpeza simples e eficientes é uma medida preventiva que pode fazer a diferença no cuidado da saúde. E, como a ciência deixou claro, às vezes o mais eficaz também é o mais simples: água e movimento são suficientes para desfrutar de alimentos mais seguros.

Dicas simples para eliminar os pesticidas dos alimentos
A capacidade da humanidade de se alimentar, apesar do crescimento populacional nas últimas décadas, deve-se em grande parte aos avanços na tecnologia agrícola, principalmente ao uso de fertilizantes artificiais e pesticidas. Esses compostos químicos ou microorganismos protegem as plantas contra doenças como fungos e pragas, mas podem ser prejudiciais para a saúde, por isso é fundamental remover os pesticidas dos alimentos.
Uma forma eficaz de eliminar o restante dos pesticidas é lavar os alimentos com bicarbonato de sódio ou vinagre, devido à acidez desses produtos. Outra maneira de limpar frutas e verduras é descascá-las completamente, embora nem sempre seja possível. Este e outros métodos mecânicos como a lavagem sob água corrente, visto que a pressão consegue arrastar os resíduos de forma eficaz.
Além disso, se à limpeza com água corrente for adicionada uma escova suave e secagem com um pano limpo, garante-se ainda mais que o alimento fique livre de pesticidas. No entanto, é importante ter em mente que nenhum método poderá eliminar 100% dos pesticidas, mas ajuda a reduzir suas concentrações a quantidades mínimas para que não representem nenhum risco para a saúde.
Fonte: La Vanguardia.