O mundo da cosmética está cada vez mais consciente das práticas ecológicas e naturais, buscando reduzir ou eliminar o uso de aditivos químicos em sua produção. Por essa razão, optam por plantas provenientes da agricultura ecológica, garantindo um maior respeito pelo cuidado pessoal e ambiental.
De acordo com o Regulamento Europeu de Cosméticos, “um cosmético é qualquer substância ou preparado destinado a entrar em contato com as diversas partes superficiais do corpo humano, ou com os dentes e mucosas bucais. Com o fim exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, modificar sua aparência ou mantê-los em contato”.
Essa seria a definição de um cosmético tradicional, mas qual é a diferença entre a cosmética natural e ecológica, também conhecida como “econatural”? A maior diferença é que a cosmética econatural utiliza ingredientes naturais, cultivados de forma ecológica.
Em outras palavras, os produtos cosméticos são aqueles que incluem princípios ativos provenientes de plantas, flores e minerais que respeitam tanto o meio ambiente quanto a pele das pessoas que os utilizam.
Os benefícios dos cosméticos naturais. Foto: Unsplash.
Quais são os benefícios dos cosméticos naturais e ecológicos?
Esse tipo de cosmética natural possui muitos benefícios para a pele e o meio ambiente, entre eles:
Saúde da pele
A cosmética econatural fabrica produtos livres de ingredientes tóxicos, fazendo com que a pele absorva melhor os princípios ativos e se mantenha saudável. Além disso, ajuda a prevenir a aparição de alergias, vermelhidão, irritação e reações cutâneas.
Meio ambiente
A produção de cosméticos naturais reduz o consumo de recursos não renováveis, ao mesmo tempo que promove o uso sustentável dos ingredientes. Além disso, não contém microplásticos que prejudicam a vida marinha, evitando assim a geração de resíduos tóxicos.
Ética
A cosmética natural evita a experimentação e testes em animais, uma prática que está sendo deixada de lado, além de promover o comércio justo.
Outros benefícios
A cosmética natural pode ajudar a diminuir os efeitos carcinogênicos, aumentar a transpiração natural da pele e diminuir os obstrutores hormonais.
As características dos cosméticos naturais. Foto: Unsplash.
Como saber se um cosmético é natural?
Para saber se se trata de um produto natural e ecológico, é preciso prestar atenção em sua fórmula, que deveria ser elaborada com ingredientes presentes na natureza, ou considerados naturais, como os componentes de origem animal e vegetal.
Para ser mais preciso, esses produtos devem ter uma fórmula que inclua, no mínimo, 90% de matérias-primas naturais ou possuir o selo de certificação.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!