Trabalhadores, estudantes e professores participaram da reflorestação com plantas nativas de um espaço comunitário recuperado em San Luis.
Trata-se de um espaço verde localizado no Bairro Dupuy, que foi limpo pela carteira ambiental e pela prefeitura local.
O terreno havia sido ocupado ilegalmente por um particular que o utilizava para armazenar paletes de tijolos, resíduos inflamáveis, caminhões e semirreboques.
Jornada de reflorestação no Bairro Dupuy
Alunos e professores da Escola Nº 139 “Bartolomé Mitre” de Juana Koslay participaram de um plantio de nativas do espaço verde recuperado no Bairro Dupuy.
Os trabalhos colaborativos no Bairro Dupuy. (Foto: imprensa).[/caption>
O secretário de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Federico Javier Cacace, e o chefe da Área de Fiscalização, Controle e Monitoramento Ambiental, Alex Simioli, lideraram a ação junto com a equipe de Arborização de Espaços Públicos da carteira ambiental.
“Esta situação representava um grave risco para a comunidade devido ao perigo de incêndio e ao impacto ambiental na vegetação que rodeia o bairro”, disse Simioli.
“O movimento de maquinaria, a presença de motores, transformou o local que deveria ser um espaço verde em uma zona perigosa para se caminhar”, ressaltou.
Como o espaço foi recuperado
Após uma denúncia, a secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a equipe jurídica da Procuradoria do Estado conseguiram recuperar este espaço comunitário que, segundo indicaram, também apresentava sinais de contaminação.
A prefeitura de Juana Koslay contribuiu rapidamente para sua limpeza e remoção de resíduos.
Os moradores do bairro vinham denunciando há cinco anos a usurpação do terreno público, onde eram deixados caminhões, reboques, paletes de tijolos e uma grande quantidade de resíduos inflamáveis, como óleos e combustíveis.
“Isso representava um perigo devido à carga de fogo envolvida e ao risco constante que era muito perigoso para os moradores”, afirmou Simioli.
“Frente às demandas, inspeções e reclamações repetidas, foi realizado um processo de constatação”, informaram.
“A partir destas ações, e em conjunto com a equipe jurídica da Procuradoria do Estado, que iniciou o procedimento legal que permitiu concretizar a desocupação”, detalharam.
Reflorestação no Bairro Dupuy. (Foto: imprensa).[/caption>
Finalmente, por ordem judicial, foi emitido um ofício que obrigou a família ocupante a liberar o terreno.
Posteriormente, a Prefeitura de Juana Koslay, juntamente com a carteira ambiental, realizou rapidamente a limpeza do local,
Com a reflorestação de plantas nativas, os estudantes também tiveram um dia de aprendizado sobre a importância de preservar os espaços verdes e a flora local. Pois não serve apenas para fins ornamentais, mas interage com a fauna nativa e contribui para a redução da pegada de carbono.
Já conheces o nosso canal do YouTube? Subscreva!