Reflorestamento: plantaram plantas nativas em um espaço recuperado.

Más leídas

Trabalhadores, estudantes e professores participaram da reflorestação com plantas nativas de um espaço comunitário recuperado em San Luis.

Trata-se de um espaço verde localizado no Bairro Dupuy, que foi limpo pela carteira ambiental e pela prefeitura local.

O terreno havia sido ocupado ilegalmente por um particular que o utilizava para armazenar paletes de tijolos, resíduos inflamáveis, caminhões e semirreboques.

Jornada de reflorestação no Bairro Dupuy

Alunos e professores da Escola Nº 139 “Bartolomé Mitre” de Juana Koslay participaram de um plantio de nativas do espaço verde recuperado no Bairro Dupuy.

Reforestação San Luis. Os trabalhos colaborativos no Bairro Dupuy. (Foto: imprensa).[/caption>

O secretário de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Federico Javier Cacace, e o chefe da Área de Fiscalização, Controle e Monitoramento Ambiental, Alex Simioli, lideraram a ação junto com a equipe de Arborização de Espaços Públicos da carteira ambiental.

“Esta situação representava um grave risco para a comunidade devido ao perigo de incêndio e ao impacto ambiental na vegetação que rodeia o bairro”, disse Simioli.

“O movimento de maquinaria, a presença de motores, transformou o local que deveria ser um espaço verde em uma zona perigosa para se caminhar”, ressaltou.

Como o espaço foi recuperado

Após uma denúncia, a secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a equipe jurídica da Procuradoria do Estado conseguiram recuperar este espaço comunitário que, segundo indicaram, também apresentava sinais de contaminação.

A prefeitura de Juana Koslay contribuiu rapidamente para sua limpeza e remoção de resíduos.

Os moradores do bairro vinham denunciando há cinco anos a usurpação do terreno público, onde eram deixados caminhões, reboques, paletes de tijolos e uma grande quantidade de resíduos inflamáveis, como óleos e combustíveis.

“Isso representava um perigo devido à carga de fogo envolvida e ao risco constante que era muito perigoso para os moradores”, afirmou Simioli.

“Frente às demandas, inspeções e reclamações repetidas, foi realizado um processo de constatação”, informaram.

“A partir destas ações, e em conjunto com a equipe jurídica da Procuradoria do Estado, que iniciou o procedimento legal que permitiu concretizar a desocupação”, detalharam.

Reforestação. Reflorestação no Bairro Dupuy. (Foto: imprensa).[/caption>

Finalmente, por ordem judicial, foi emitido um ofício que obrigou a família ocupante a liberar o terreno.

Posteriormente, a Prefeitura de Juana Koslay, juntamente com a carteira ambiental, realizou rapidamente a limpeza do local,

Com a reflorestação de plantas nativas, os estudantes também tiveram um dia de aprendizado sobre a importância de preservar os espaços verdes e a flora local. Pois não serve apenas para fins ornamentais, mas interage com a fauna nativa e contribui para a redução da pegada de carbono.

Já conheces o nosso canal do YouTube? Subscreva!

Últimas noticias

O desprendimento de um glaciar no Peru transformou um treinamento em um resgate real.

Durante um treinamento do curso internacional de resgate em montanha, realizado na montanha Vallunaraju, localizada no Parque Nacional Huascarán,...

Noticias relacionadas