Mais de 30 profissionais participaram de um treinamento intensivo sobre coexistência entre grandes felinos e animais da fazenda.
A atividade ocorreu na Península Andresito, realizada em duas jornadas nos dias 11 e 12 de dezembro.
Foi liderada pela equipe do Projeto Onças do Iguaçu e organizada em conjunto pela Fundación Vida Silvestre Argentina, Aves Argentinas e Proyecto Yaguareté (CeIBA-CONICET). Teoria e prática foram combinadas para proporcionar uma abordagem de trabalho integral.
Coexistência entre grandes felinos: como foi o treinamento
Durante o primeiro dia, os participantes exploraram em profundidade a situação do yaguareté, uma espécie emblemática e essencial para o equilíbrio dos ecossistemas.
Os participantes aprenderam sobre as características deste felino, suas diferenças com a onça-parda e os fatores que influenciam nos conflitos com atividades humanas.
Segundo os organizadores, um ponto central foi a identificação das situações que predispõem à predação em propriedades agropecuárias, assim como o desenvolvimento de ferramentas para diferenciar pegadas e danos causados por diferentes espécies.
Capacitação em Misiones: coexistência de grandes felinos. (Foto: imprensa).
Também foram compartilhadas boas práticas na criação de gado bovino, ovino e caprino que melhoram o desempenho produtivo ao mesmo tempo que reduzem os conflitos com a fauna silvestre.
A segunda jornada ocorreu na Reserva Natural El Puente Verde de Aves Argentinas, onde os participantes colocaram em prática o aprendizado por meio de dinâmicas de jogos de interpretação de papéis. As simulações permitem recriar cenários reais de conflito com a fauna silvestre, analisar variáveis-chave e propor soluções concretas para cada caso.
“Grandes avanços”
“Esse curso encerra um ano de grandes avanços nessa estratégia de coexistência com os grandes felinos na Península Andresito e é um trabalho articulado entre diferentes instituições em prol da conservação do yaguareté e seus ambientes”, expressou Rodrigo Fariña, coordenador do Projeto Bosque Atlântico de Aves Argentinas.
Oficina de coexistência com grandes felinos – © Proyecto Yaguareté.
A iniciativa avança na convivência harmoniosa entre as comunidades humanas e a fauna silvestre no local.
Ao fortalecer as capacidades dos atores locais, busca-se promover práticas sustentáveis que minimizem os conflitos. Além disso, que garantam a conservação do yaguareté e de outros animais silvestres.
O evento contou com o apoio dos Ministérios de Ecologia e do Agro e da Produção de Misiones.
Além disso, reuniu especialistas de diversas instituições, como a Polícia Ambiental, Parques Nacionais, guardas provinciais, representantes do INTA, Fundación Vida Silvestre Argentina, Proyecto Yaguareté, Aves Argentinas e Güirá Oga, entre outros.
Já conhece nosso canal do YouTube? Inscreva-se!