Uma equipe de pesquisadores da Universidade de São Paulo, Brasil, fez uma descoberta impactante: uma ilha gigante no oceano Atlântico. Trata-se de uma descoberta histórica, por suas características.
As conclusões do estudo foram publicadas na revista Scientific Reports.
Com isso, foi demonstrado que a Elevação do Rio Grande é uma possível meseta basáltica continental e cadeia de montanhas submarinas agora submersa no oceano Atlântico Sul.
Entre 40 e 45 milhões de anos: a ilha gigante no oceano Atlântico
A cerca de 1200 km da costa do Brasil, surgiu essa enorme ilha do tamanho da Espanha. Garantem, além disso, que é extremamente rica em minerais.
Segundo a pesquisa, o território teria entre 40 e 45 milhões de anos.
O trabalho foi desenvolvido ao longo de dez anos no total. Os cientistas acreditam que a ilha se formou a partir da atividade vulcânica e teria se deslocado à deriva pelo oceano Atlântico antes de afundar finalmente sob as ondas.
As amostras analisadas nessa região do Brasil demonstraram que o material principal dessa ilha é argila vermelha, com vários minerais típicos de alterações de rochas vulcânicas tropicais. Entre eles, a caolinita, magnetita, hematita oxidada, magnetita e goethita.
A Elevação do Rio Grande era considerada uma área de águas internacionais e estava sob a custódia da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos das Nações Unidas.
Como explica o jornal The Sun, essa descoberta fornece novos conhecimentos sobre a história geológica da região e também pode nos ajudar a entender melhor os processos que moldam ilhas desse tipo.
A relevância geológica e ambiental
A descoberta dessa ilha gigante no oceano Atlântico não apenas traz novos dados sobre a história geológica do mar, mas também pode oferecer pistas cruciais para entender como se formam e evoluem ilhas desse tipo.
A pesquisa sugere que essas estruturas podem atuar como cápsulas do tempo. Pois preservam informações sobre as mudanças climáticas, tectônicas e ecológicas ao longo de milhões de anos.
Outra descoberta relevante no Brasil
Atualmente, as autoridades estão discutindo se essa ilha pode ser considerada uma plataforma legalmente reconhecida do Brasil.
Além dessa ilha, o país também foi protagonista de outra descoberta relevante em termos científicos e ambientais. Nada menos que com uma recente cidade perdida no meio da Amazônia.
A cidade em questão foi abandonada e lentamente “devorada” pela selva amazônica, o que permitiu que seus vestígios permanecessem intactos e ocultos até agora.
As autoridades responsáveis pelo achado fazem parte do projeto Amazônia Revelada. Busca integrar esse tipo de construções ao patrimônio cultural do país para garantir sua proteção.
Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!