EUA declarará a borboleta-monarca como uma espécie em perigo.

Más leídas

Funcionarios de **vida silvestre** dos **Estados Unidos** anunciaram a expansão da **proteção federal** às **borboletas-monarca** após anos de [advertências sobre a diminuição de suas populações](https://noticiasambientales.com/ciencia/buscan-salvar-a-las-mariposas-monarca-de-los-efectos-del-calentamiento-global/) e o risco de não sobreviver às **mudanças climáticas**.

O Serviço de Pesca e Vida Selvagem (FWS) planeja adicionar a borboleta à **lista de espécies ameaçadas** até o final do próximo ano.

A Importância da Proteção da Borboleta-Monarca

Martha Williams, diretora do FWS, destacou que a borboleta-monarca é apreciada em toda a América do Norte por seu fascinante **ciclo de vida**. Apesar de sua fragilidade, a borboleta é notavelmente resiliente.

A Lei de Espécies Ameaçadas oferece **amplas proteções** às espécies listadas como **ameaçadas ou em perigo**, proibindo sua importação, exportação, posse, transporte ou abate.

A proposta para a monarca geralmente **proibiria matar ou transportar a borboleta**. No entanto, as pessoas e os agricultores ainda poderiam remover a planta de algodão, uma **fonte chave de alimento** para as lagartas da monarca, de seus jardins e campos.

Também seriam permitidas mortes incidentais resultantes de colisões de veículos, e a **utilização das borboletas para fins educativos**.

A proposta designaria 1.779 hectares em sete condados costeiros da **Califórnia** como habitat crítico para a borboleta, proibindo a destruição ou **modificação desse habitat** por agências estaduais.

mariposa monarca
A importância de conservar a borboleta-monarca

O Caminho Para a Proteção Oficial

O Centro para a Diversidade Biológica e outros grupos de conservação solicitaram em 2014 que a borboleta-monarca fosse listada como espécie ameaçada. Após uma revisão e um acordo legal, o FWS decidirá sobre a inclusão até dezembro de 2025.

As populações de monarcas estão diminuindo [devido a temperaturas mais quentes](https://noticiasambientales.com/medio-ambiente/la-temperatura-del-planeta-este-ano-rompera-un-record-con-mas-de-15/), expansão agrícola e herbicidas que dificultam o **crescimento do algodão**.

A Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Selvagens (CMS) alertou que as mudanças climáticas poderiam deslocar o algodão em direção aos polos, forçando as monarcas a migrar distâncias mais longas e **afetar sua reprodução**.

O anúncio do FWS inicia um período de discussão pública de 90 dias para decidir sobre a inclusão da borboleta na lista de espécies ameaçadas.

A Conservação das Monarcas

O compromisso com a conservação voluntária de agricultores e organizações é fundamental para **manter o habitat das monarcas**.

A inclusão formal como espécie ameaçada pode trazer restrições e desafios, mas também representa um sinal de alerta sobre a necessidade de cuidar melhor do **meio ambiente** compartilhado.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Um paraíso turquesa entre Catamarca e Tucumán: o rio Aguada del Cobre.

Na fronteira entre Catamarca e Tucumán, encontra-se um recanto de extraordinária beleza que parece saído do Caribe: o rio...

Noticias relacionadas