Identificam um novo fenômeno de ondas acústicas.

Más leídas

Um fenômeno exclusivo de propagação de ondas acústicas foi identificado, abrindo novas possibilidades para o desenvolvimento de tecnologias avançadas de comunicação por meio de dispositivos acústicos.

A pesquisa foi liderada pelo Instituto de Pesquisa de Materiais da Universidade de Tohoku, em conjunto com a Agência de Energia Atômica do Japão e o Centro RIKEN para a Ciência da Matéria Emergente.

O que são ondas acústicas superficiais?

As ondas acústicas superficiais (SAW), vibrações elásticas que se deslocam ao longo da superfície dos materiais como as ondulações em um lago, desempenham um papel fundamental nas atuais tecnologias de comunicação. Esses elementos são essenciais nos filtros de frequência utilizados em dispositivos do dia a dia, como os telefones celulares.

Esses aparelhos transformam sinais elétricos em vibrações ou “ondulações” por meio do efeito piezoelétrico, permitindo um processamento eficiente dos sinais. Portanto, uma compreensão mais profunda do comportamento das SAW é crucial para o avanço de tecnologias futuras.

Inovação na nanofabricação

No experimento, a equipe utilizou técnicas avançadas de nanofabricação para criar uma matriz periódica de materiais magnéticos em nanoescala. Essa matriz pode ser considerada como uma grade especializada pela qual as ondas passam.

Surpreendentemente, em vez do padrão típico de difração simétrica, a equipe observou um fenômeno de difração assimétrica completamente novo das SAW, chamado “difração não recíproca”.

“Esse fenômeno havia sido observado anteriormente apenas na óptica”, comenta Yoichi Nii, “então estamos muito animados em confirmar que se estende além da óptica para outros fenômenos ondulatórios“. Por meio da análise teórica, a equipe identificou esse comportamento assimétrico como resultado da interação única entre as SAW e os materiais magnéticos, especificamente relacionada aos momentos angulares.

Esse achado pode permitir um controle preciso das trajetórias de propagação das SAW utilizando campos magnéticos, o que levaria ao desenvolvimento de dispositivos acústicos inovadores que potencializem tanto as tecnologias de comunicação clássicas quanto as quânticas.

Investigar novas propriedades das SAW é fundamental para o desenvolvimento dos sistemas e dispositivos de comunicação da próxima geração.

O estudo foi publicado no Physical Review Letters em 14 de janeiro de 2025.

Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!

Últimas noticias

Apresentamos Sauron, uma espécie inédita de piranha vegetariana.

Um grupo de biólogos fez uma descoberta surpreendente no renomado rio Amazonas: uma nova espécie de peixe vegetariano que...

Noticias relacionadas