O camarão camaleão se adapta a algas invasoras para se camuflar.

Más leídas

O **camuflagem** é uma das estratégias mais eficazes que os animais utilizam para evitar seus predadores ou surpreender suas presas. Alguns confiam em sua velocidade, outros no comportamento em grupo, mas certas criaturas aperfeiçoaram a capacidade de se mimetizar com seu ambiente. Este é o caso do **camarão camaleão** (*Hippolyte varians*), **[um crustáceo](https://noticiasambientales.com/ciencia/asi-es-el-camaron-renacuajo-la-especie-viva-animal-mas-antigua-del-mundo/)** capaz de mudar de cor de acordo com o tipo de alga na qual se esconde.

Um estudo publicado no *Journal of Animal Ecology* revelou que **esses pequenos camarões podem se adaptar até mesmo a algas invasoras com as quais não evoluíram**. Pesquisadores da Universidade Federal do ABC (Brasil) e da Universidade de Exeter (Reino Unido) analisaram seu comportamento nas praias europeias, observando sua interação com algas nativas e exóticas provenientes da Ásia e da Austrália.

Durante o experimento, os camarões foram colocados em recipientes com dois tipos de algas: uma nativa e outra exótica. Na maioria dos casos, eles selecionaram aquela que oferecia melhor camuflagem, sem distinguir entre espécies nativas ou invasoras. Em particular, **quando eram apresentadas algas vermelhas nativas e algas marrons invasoras, optavam por estas últimas**, provavelmente devido à sua estrutura tridimensional, que proporciona maior proteção.

“O sargaço asiático, uma espécie invasora que tem proliferado na Europa na última década, acaba sendo um esconderijo ideal para os camarões”, explicou Rafael Duarte, autor principal do estudo. Embora essa alga esteja deslocando espécies nativas, **os camarões parecem estar tirando vantagem de sua presença**.

A surpreendente adaptação do camarão camaleão. Foto: INVDES.
A surpreendente adaptação do camarão camaleão. Foto: INVDES.

## O camarão camaleão, dono de uma notável capacidade de sobrevivência

Os camarões camaleão **podem levar até 30 dias para mudar de cor e se adaptar ao novo ambiente**. Segundo os pesquisadores, a transição de vermelho para verde é mais rápida do que o contrário, pois o pigmento vermelho é mais difícil de sintetizar. Acredita-se que os camarões obtenham esses pigmentos das algas que consomem.

Apesar da aparente adaptabilidade **destes crustáceos**, **os cientistas alertam que a proliferação de espécies invasoras pode ter consequências ecológicas a longo prazo**. “Precisamos monitorar essas interações para entender seu impacto nos ecossistemas marinhos”, concluiu Duarte. Até agora, o camarão camaleão demonstra uma notável capacidade de sobrevivência em um ambiente em constante mudança.

## Algumas características do camarão camaleão

O camarão camaleão são pequenos animais com não mais de 3,5 centímetros de comprimento, com **cores muito variadas que podem ir do vermelho, marrom e verde**, até quase total transparência com manchas avermelhadas ou amarelas.

Ao contrário dos verdadeiros camaleões, esses pequenos animais não têm a capacidade de mudar de cor imediatamente. Mas **podem sim adaptar seu tom ao longo do tempo ao das algas ao seu redor**, as quais mudam de cor de acordo com a estação.

**[¿Já conhece nosso canal no YouTube? Inscreva-se!](https://www.youtube.com/channel/UCrYLIWysAyv4m833zGAQ02g)**

Últimas noticias

As ameaças que colocam em risco os manguezais do Equador

Os manguezais são ecossistemas essenciais para a mitigação das mudanças climáticas e a conservação da biodiversidade. Sua capacidade de...

Noticias relacionadas